Força-tarefa faz novo cerco em fazenda onde moradores disseram ter visto fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Operação de quinta-feira (29) no cerco aos fugitivos em plantação de banana  — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi
Operação de quinta-feira (29) no cerco aos fugitivos em plantação de banana — Foto: Ayrton Freire/Inter TV CabugiOperação fez cerco em área de plantação na zona rural de Baraúna para recapturar fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Ayrton Freire/Inter TV CabugiHelicóptero sobrevoa baixo em busca de fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró em plantação na zona rural de Baraúna — Foto: Ayrton Freire/Inter TV CabugiFuga da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte — Foto: Arte/ g1

Por g1 RN — O fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró invadiram na madrugada deste domingo (3) um galpão agrícola na zona rural de Baraúna, cidade onde a força-tarefa tem concentrado a operação nos últimos dias após novas pistas. O município é vizinho a Mossoró e fica na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará.

A informação foi confirmada por investigadores ao jornalista Bruno Fontes, da TV Globo.

Deibson Nascimentoe Rogério Mendonça fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro. Foi a primeira fuga registrada no sistema prisional federal, criado em 2006.

Com a nova pista, a força-tarefa iniciou neste domingo (3) – 19º dia de buscas – mais uma operação, dessa vez cercando uma fazenda, onde fica esse galpão, em uma área rural de Baraúna. A propriedade tem uma plantação de banana.

Os helicópteros começaram a sobrevoar o trecho em busca dos fugitivos pela manhã. Drones com sensores térmicos também passaram a ser utilizados.

Segundo os investigadores, os foragidos invadiram o galpão e chegaram a agredir o proprietário do local, quando ele informou que não tinha um celular. Depois disso, os suspeitos fugiram. Os investigadores acreditam que os fugitivos estavam atrás de alimentos.

O proprietário da fazenda foi quem acionou os policiais – ele foi convocado para prestar depoimento. No trecho, há uma casa abandonada e também uma área de mata fechada.

A força-tarefa também informou que os dois detentos teriam sido vistos no sábado em um assentamento agrícola próximo à plantação de bananas onde eles foram flagrados por duas agricultoras na quinta-feira (29).

LEIA TAMBÉM

As buscas entraram no 19º dia neste domingo (3) e se concentram desde o início nas áreas rurais das cidades de Mossoró e Baraúna, que são ligadas pela RN-015, onde fica o presídio.

Os investigadores confiam desde o início da fuga que os foragidos permanecem pela região, fato que tem sido reforçado por pistas deixadas ao longo dos dias, como a invasão a casas e o esconderijo encontrado (veja a cronologia da fuga).

A operação conta com helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 600 homens das forças de segurança da Força Nacional, estadual e federal – incluindo equipes de elite da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.