Mais de 1,2 mil estudantes ficam sem vagas após sorteio para creches na rede pública de Natal

Lista de estudantes em espera, que não conseguiram vagas nas creches da rede pública — Foto: Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi
Lista de estudantes em espera, que não conseguiram vagas nas creches da rede pública — Foto: Vanessa Camilo/Inter TV CabugiCMEI Haydee Monteiro de Melo na Vila de Ponta Negra, em Natal Centro de Educação Infantil RN — Foto: Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — Mais de 1,2 mil (1.208, ao todo) estudantes ficaram sem vagas nas creches da rede pública de Natal após o sorteio realizado na quarta-feira (28). Ao todo, 4.957 crianças foram inscritas para o total de 3.749 vagas disponibilizadas pela Prefeitura de Natal.

De acordo com a Secretaria de Educação de Natal (SME), o sorteio aconteceu porque não é possível atender toda a demanda. Ou seja, há mais estudantes interessados em estudar na rede municipal de educação do que vagas disponíveis nos Centros Municipais de Educação Infantil de Natal.

O sorteio da forma que é feito atualmente – seguindo os números de sorteio da loteria federal – atende a uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para evitar possíveis favorecimentos ou filas nas portas da unidades de educação.

“A Secretaria Municipal de Educação acatou a recomendação [do MP]. É uma forma democrática de ingresso e uma forma de ter mais lisura no processo, porque esse sorteio é feito pelos números da loteria federal”, explicou a secretária adjunta de Educação, Naire Jane Capistrano.

As mais de 1,2 mil crianças que ficaram na lista de espera precisam aguardar que a unidade de ensino entre em contato em caso de saída ou desistência de um aluno que conseguiu a vaga no sorteio.

“É aguardar, porque durante o ano pode haver a convocação, é o que a gente espera”, explicou a secretária adjunta.

O aumento de vagas ofertadas de 2023 para 2024 foi de cerca de 4%. De acordo com a secretaria, parte das vagas oferecidas passaram a ser da modalidade integral.

A pasta disse ainda que há algumas creches com vagas disponíveis. Isso porque na inscrição é necessário indicar o CMEI escolhido, o que pode aumentar a lista em algumas unidades de ensino e em outras não.

A secretaria informou que trabalha para que essas vagas possam ser ocupadas.