Projeto prevê incentivos a testes para diagnosticar a tuberculose

Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Duarte Jr. (PSB - MA)
Duarte Jr.: diagnóstico precoce é fundamental para sucesso do tratamento - Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Por Câmara dos Deputados — O Projeto de Lei 6199/23 cria incentivos para a pesquisa e o desenvolvimento de testes de diagnóstico rápidos e acessíveis para a tuberculose. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. A enfermidade afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. O principal sintoma é a tosse, seca ou com catarro.

No Brasil, são notificados por ano aproximadamente 70 mil novos casos da doença, com cerca de 4,5 mil mortes.

O diagnóstico da tuberculose pode ser clínico, diferencial, bacteriológico, por imagem ou por outros testes.

Incentivos
De acordo com a proposta, estão previstos os seguintes incentivos para o desenvolvimento de testes rápidos para a tuberculose:

Diagnóstico precoce
O texto cria ainda o Comitê Nacional de Acompanhamento para Desenvolvimento de Testes de Diagnóstico para Tuberculose (CNADT), responsável por monitorar e avaliar o progresso dos projetos, assegurando a transparência e a eficácia na implementação dos testes.

“A tuberculose continua sendo um desafio de saúde pública em muitas regiões do mundo, incluindo o nosso país. O diagnóstico precoce é crucial para o tratamento eficaz e para controlar a disseminação da doença”, diz o autor da proposta, deputado Duarte Jr. (PSB-MA).

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira