Infestação de lagartas atinge plantações de mandioca em cidade do interior do RN

Mandarová-da-mandioca atinge plantações em Lagoa Nova — Foto: Divulgação
Ataque de lagartas em Lagoa Nova, RNMandarová-da-mandioca atinge plantações em Lagoa Nova — Foto: DivulgaçãoLagartas são do tipo mandarová-da-mandioca — Foto: Reproduação/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — Plantações de mandioca na cidade de Lagoa Nova, na região Seridó do Rio Grande do Norte, sofrem com uma infestação de lagartas. O problema começou nesta semana e foi registrado pelos agricultores (veja vídeo).

De acordo com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), a lagarta é da espécie mandarová-da-mandioca, considerada a principal praga que atinge esse tipo de plantação.

Segundo o Emater – que enviou uma equipe para avaliar o cenário na região -, essa infestação pode ocorrer em qualquer época do ano, mas costuma acontecer antes de períodos chuvosos e de seca.

A Secretaria de Agricultura de Lagoa Nova informou que a cidade passa por um período de estiagem e que não chove na cidade há cerca de 30 dias, que pode ter contribuido para a proliferação da praga.

A mandioca é o principal cultivo da agricultura na cidade de Lagoa Nova, segundo a prefeitura. Os agricultores atingidos pela praga contaram que colheita estava prestes a ser feita após 11 meses, mas que, diante do problema, foi necessário o adiamento por mais dois meses.

Os trabalhadores estimam uma perda de cerca de 10% da produção total, além dos custos financeiros a mais para limpeza do terreno. Eles disseram que não é a primeira vez que isso ocorre. Além das plantações, as lagartas chegaram a entrar nas residências.

Diante da dificuldade para eliminação imediata da praga, a Emater recomendou que, para o prejuízo ser menor, os agricultores devem variar as plantações neste período, fazendo cultivo de feijão e milho, por exemplo, que não são atacados pela espécie.

?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado