Jovem jardinense estreia documentário sobre a história da Indústria Medeiros S.A

O jovem Pablo Azevedo, 21 anos, de Jardim do Seridó, resgatou a história em documentário. — Foto: Divulgação

Está no ar, no YouTube, o documentário “Memórias e Cicatrizes: A história por trás dos muros brancos” com a narrativa da história da Indústria Medeiros S.A, em Jardim do Seridó, RN, especializada em castanha, algodão, óleo comestível, margarina e sabão, que teve importância influência na economia até mundialmente. Conforme a sinopse do documentário a Indústria Medeiros S.A “não só reverberou na Bolsa de Valores de Tóquio, mas também exerceu influência crucial sobre o governo do presidente Getúlio Vargas, catalisando a criação da histórica lei “O Algodão é Nosso!””.

Uma explosão devastou a Indústria. Os bombeiros do RN enfrentaram ali um de seus maiores desafios. Diz a sinopse “No interior do Rio Grande do Norte, um epicentro industrial moldou a economia estadual ao longo de seis décadas. Até que, em 1984, uma explosão devastadora paralisou o estado e deixou a população atônita. Neste cenário, desdobram-se histórias que não podem ser esquecidas…”

O jovem Pablo Azevedo, 21 anos, de Jardim do Seridó, resgatou a história em documentário, mostrando cenas da explosão, e a luta árdua para deter o fogo, bem como, entrevistas com autoridades e populares que relembram como foi aquele momento, e de que forma atuaram. Tem também o relato, em primeira pessoa, como narrador, de Pablo, trazendo as memórias que aquela indústria construía na sua imaginação de menino. Pablo, recentemente, foi notícia no Estado pela sua aprovação em Ciências da Computação, no Instituto de Tecnologia e Liderança (INTELI) em São Paulo, que é focado na formação de líderes de tecnologia.

FICHA TÉCNICA:

Direção, edição e narração: Pablo Azevedo; Produção e Assessoria Jurídica: Luisiane Fonseca; Roteiro: Liz Coutinho e Paiva; Suporte em Roteiro: Bartho Salles; Gravação: Pablo Azevedo, Stephany Dantas, Ruan Pablo, Josean Medeiros e Pedro Henrique; Interpretes: Marcos Dantas (Jornal Diário de Natal – Edição 29/09/1984), Raquel Rayane (Comercial Fictício – Sabão Sereia), Jenully Cristiano (Comercial Fictício – Óleo Mavioso), Maria Clara Monsores (Comercial Fictício – Sabonete Orange) e Augusto Pitilin (Comercial Fictício – Margarina Use Paladar).

#oquefazernoserido