Lei que proíbe uso da linguagem neutra em escolas públicas e privadas de Natal é sancionada

Sala de aula da Escola Municipal Ivonete Maciel, na Cidade da Esperança — Foto: Secom/PMN

Por g1 RN — Uma lei que proíbe o uso da linguagem neutra em instituições de ensino públicas ou privadas de Natal foi aprovada e sancionada. A sanção foi publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial do Município (página 27).

“Fica proibida às instituições formais públicas e privadas de ensino, localizadas no município de Natal, a aplicação, ainda que eventual, da denominada linguagem neutra ou dialeto não binário, ou de qualquer outra que descaracterize a norma culta da Língua Portuguesa”, diz a norma.

Pela lei, fica proibida a utilização da linguagem neutra na matriz curricular, material didático, atividades e exercícios escolares avaliativos ou não, impressos ou digitais, bem como em editais de concursos públicos e seleções simplificadas e seus respectivos programas e avaliações, convocações, instruções normativas, circulares, notas técnicas e documentos oficiais na capital potiguar.

A lei estabelece como linguagem neutra toda e qualquer modificação da partícula e/ou do conjunto de padrões linguísticos determinantes do gênero das palavras na Língua Portuguesa, seja na modalidade escrita ou falada, modificação essa que vise anular e/ou indeterminar, na linguagem, o masculino e/ou feminino.

O projeto de lei, de autoria do vereador Felipe Alves (União Brasil), havia sido aprovado pela Câmara Municipal em dezembro.