Rússia bombardeia acidentalmente vila no próprio território

Por Agência Brasil — Um vilarejo localizado na região sul de Voronezh, na Rússia, foi bombardeado por aviões de guerra do próprio país. Um governador regional russo disse nesta quarta-feira (3) que ordenou a reconstrução de nove casas da vila de Petropavlovka.

O incidente ocorreu na terça-feira, dia em que a agência de notícias estatal RIA reportou, a partir de dados do Ministério da Defesa, uma “descarga anormal de munição de aeronave” sobre a vila.

Ninguém morreu, mas quatro pessoas foram tratadas com ferimentos leves e os moradores tiveram acesso a apoio psicológico, disse ele.

Cinco carros e um trator também foram danificados e os proprietários devem receber indenização.

O governador Alexander Gusev disse que as nove casas seriam reconstruídas o mais rapidamente possível e que também houve danos em uma pequena escola local, em um centro de artes e em um edifício administrativo.

As autoridades não informaram o que causou o incidente. Embora os danos tenham sido limitados, foram embaraçosos para os militares russos e ocorreram em um momento de alerta máximo nas regiões do sul, perto da fronteira com a Ucrânia.

Durante o período de Ano Novo, a Rússia realizou alguns dos seus mais pesados ataques de mísseis e drones contra a Ucrânia desde a invasão em grande escala, em fevereiro de 2022. No sábado, o ataque da Ucrânia transfronteiriço mais mortal matou 25 pessoas em Belgorod, perto da fronteira, disseram as autoridades.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.