Ucrânia e Rússia acusam-se de ataques no início do Ano Novo

FILE PHOTO: Ukrainian servicemen move past a burning car hit by a kamikaze drone outside the front line town of Avdiivka, amid Russia's attack on Ukraine, in Donetsk region, Ukraine November 8, 2023. Radio Free Europe/Radio Liberty/Serhii Nuzhnenko via REUTERS/File Photo
© RFE/RL/SERHII NUZHNENKO

Por Agência Brasil — O bombardeio ucraniano na cidade de Donetsk matou quatro pessoas nesta segunda-feira (1º), disse um representante da Rússia na Região Leste da Ucrânia, enquanto os ataques aéreos russos em várias regiões ucranianas mataram pelo menos uma pessoa, segundo autoridades locais.

Treze pessoas também ficaram feridas em “intenso bombardeio” das forças ucranianas no centro de Donetsk, escreveu Denis Pushilin, chefe nomeado pela Rússia na região mais ampla de Donetsk, da qual a cidade é o centro administrativo, no aplicativo de mensagens Telegram.

Pelo menos uma pessoa foi morta e nove ficaram feridas em um ataque de drones russos no Porto de Odesa, no Sul da Ucrânia, disse Oleh Kiper, governador da região de Odesa, no Telegram.

Um vídeo nas redes sociais, publicado pelo prefeito de Odesa, Henadii Trukhanov, mostra inspeção feita por ele em um apartamento danificado com janelas quebradas.

“Dizem que como você recebe o Ano Novo é como você vai viver o ano”, disse Trukhanov em uma publicação.

“Bem, este ano a Ucrânia quebrará essa regra: perseveraremos e venceremos.”

A Reuters não pôde verificar de forma independente os relatos russos e ucranianos. Ambas as partes negam visar a civis na guerra, que começou com a invasão em larga escala da Rússia à Ucrânia em fevereiro de 2022.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.