Encontrados últimos corpos do pior terremoto da China na última década

Terremoto na província chinesa de Gansu 
 19/12/2023   China Daily via REUTERS
© REUTERS/CHINA DAILY

Por Agência Brasil — Os corpos das últimas duas pessoas desaparecidas após o mais sério terremoto na China em quase uma década foram encontrados neste domingo, uma tragédia que renovou preocupações com populações expostas em áreas com atividades sísmicas.

Com isso, subiu para 151 o número de mortes causadas pelo terremoto, com magnitude 6,2, que aconteceu há quase duas semanas e atingiu as províncias de Qinghai e Gansu na região Noroeste. Os últimos corpos foram encontrados em Qinghai, neste domingo (31), segundo a imprensa estatal.

O terremoto, cujo epicentro abrangeu Qinghai e Gansu, foi o mais sério na China desde um tremor com magnitude 6,5 na província de Yunnan, no sudoeste, em 2014, matando 617 pessoas.

A tragédia em Qinghai e Gansu, onde moram muitas pessoas da etnia Hui, uma minoria caracterizada pela sua identidade muçulmana, renovou preocupações com moradias obsoletas e mal construídas.

Muitas das casas destruídas eram feitas com madeira e barro ou madeira e estruturas de tijolos. As paredes estruturais foram construídas em terra, proporcionando pouca defesa contra terremotos, disseram autoridades locais.

*É proibida a reprodução deste conteúdo