Guerra em Gaza continuará por meses, diz chefe militar de Israel

Israel. 26/12/2023 Chefe militar de Israel, Herzi Halevi, ouve oficial durante visita a soldados envolvidos na guerra contra o Hamas.
Forças de Defesa de Israel/Divulgação via REUTERS
© Forças de Defesa de Israel/Divulgação via REUTERS

Por Agência Brasil — A guerra de Israel contra o Hamas em Gaza provavelmente se estenderá por muitos meses, disse o chefe militar do país na terça-feira (26).

“A guerra continuará por muitos meses e empregaremos diferentes métodos para manter nossas conquistas por um longo tempo”, disse o chefe do Estado-Maior, Herzi Halevi, aos repórteres em um pronunciamento televisionado na fronteira de Gaza.

“Não há soluções mágicas, não há atalhos para desmantelar uma organização terrorista, apenas luta determinada e persistente”, disse Halevi. “Nós também chegaremos à liderança do Hamas, quer leve uma semana ou meses.”

Israel prometeu aniquilar o Hamas depois que seus combatentes invadiram Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas e fazendo 240 reféns. Desde então, sua ofensiva aérea, marítima e terrestre em Gaza matou quase 21.000 palestinos, de acordo com as autoridades.

“Dissemos desde os primeiros momentos que esta seria uma guerra longa, porque era correto estabelecer metas de longo alcance e chegaremos longe, por isso a duração será longa.” A duração, disse Halevi, permitirá que os militares adaptem seus métodos.

“No final das contas, poderemos dizer que não há nenhum inimigo cercando o Estado de Israel? Acho que isso é ambicioso demais, mas criaremos uma nova situação de segurança”, disse Halevi.

* É proibida a reprodução deste conteúdo