Milei convoca Congresso argentino para acelerar reformas

Argentina's President Javier Milei gives a speech after his swearing-in ceremony, outside the National Congress, in Buenos Aires, Argentina December 10, 2023. REUTERS/Agustin Marcarian
© REUTERS/Agustin Marcarian

Por Agência Brasil — O presidente argentino, Javier Milei, emitiu um decreto convocando sessões extraordinárias do Congresso para acelerar as reformas, restabelecer o imposto sobre salários abolido pelo governo anterior e modernizar o processo eleitoral. 

Milei, que assumiu o cargo no início de dezembro, enviou o decreto ao Legislativo no final da sexta-feira (22) para que os projetos de lei sejam discutidos de 26 de dezembro a 31 de janeiro. O Congresso está em recesso, com as próximas sessões agendadas para março.

No início desta semana, Milei propôs mais de 300 medidas para desregulamentar a economia da Argentina, incluindo a eliminação de controles de preços e da burocracia para ajudar a promover a atividade industrial.

Economista libertário, Milei entrou para a política há cerca de quatro anos e disse que deseja reduzir drasticamente o tamanho do governo e eliminar o déficit fiscal.

A Argentina está atolada em uma crise econômica prolongada, com inflação de três dígitos, reservas negativas, rápida desvalorização do peso e mais de 40% da população vivendo na pobreza.