Governo do RN suspende patrocínio a clubes do estado e ao Campeonato Potiguar

Taça Campeonato Potiguar 2023 — Foto: Andrei Torres

Por g1 RN — O governo do Rio Grande do Norte suspendeu, preventivamente, o patrocínio aos clubes de futebol do estado e ao Campeonato Potiguar, que acontecia através do programa Nota Potiguar.

Diante do comunicado feito pelo governo, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) convocou os clubes filiados para uma reunião nesta quinta-feira na sede da entidade para tratar do problema.

A informação da descontinuidade do patrocínio para este ano também foi confirmada ao ge pelo secretário da Fazenda do RN (Sefaz-RN), Carlos Eduardo Xavier.

A medida tem a ver com a derrubada, na Assembleia Legislativa do RN, do projeto do Poder Executivo Estadual que previa manter em 20% a alíquota do ICMS em 2024. Com a volta para 18%, o governo do RN prevê uma perda de aproximadamente R$ 700 milhões em arrecadação.

De acordo com o secretário Carlos Eduardo Xavier, a previsão era de que o investimento no futebol potiguar através do Nota Potiguar neste ano fosse de R$ 5 milhões. Segundo o secretário, o programa foi suspenso, mas o cenário pode não ser definitivo.

– A ideia para o ano que vem era atender os clubes que disputariam o Campeonato Potiguar e no segundo semestre os clubes que disputassem campeonatos nacionais – pontuou.

Até a atualização mais recente desta reportagem, ABC e América-RN não haviam se manifestado sobre o tema.

A reunião entre os filiados da FNF, convocada pelo presidente da entidade, José Vanildo da Silva, acontecerá nesta quinta (14), às 10h.

O Campeonato Potiguar de 2024 começa no dia 10 de janeiro.

Leia mais notícias do esporte potiguar no ge RN | ge.globo/rn