Argentinos manifestam preocupação com ajuste fiscal do governo

Sede do BC da Argentina em Buenos Aires
© AGUSTIN MARCARIAN

Por Agência Brasil — As duras medidas econômicas anunciadas pelo novo governo argentino terão impacto devastador nos bolsos dos cidadãos por meio do aumento da inflação, em momento de angústia geral devido a uma crise que já fez com que o custo de vida aumentasse quase 150% ao ano.

O governo do presidente ultraliberal Javier Milei anunciou nessa terça-feira (12) um plano de austeridade que envolve cortes profundos nos gastos e uma desvalorização de 54% do peso, bem como uma redução nos subsídios para serviços públicos e transporte — medidas que alimentarão temporariamente a inflação.

“Vai ser muito difícil!”, disse o agrônomo José Diz à Reuters.

Milei tem dito repetidamente que “não há dinheiro” e que as medidas de “choque” significarão meses difíceis pela frente, mas que elas são necessárias para avançar em um país onde 40% da população vivem na pobreza.

“Além dos custos difíceis que serão associados nos próximos meses a um cenário de estagnação mais profundo, e que exigirão apoio parlamentar e tolerância social, os investidores poderão receber positivamente a forte decisão política”, disse à Reuters o economista Gustavo Ber, da consultoria Estudio Ber.

“Como esperado, a inflação se aceleraria nos próximos meses a partir da correção dos preços relativos, com um piso de 20% ao mês”, acrescentou, referindo-se ao anúncio do governo de uma inflação de 20% a 40% entre dezembro e fevereiro.

Embora Milei, que assumiu o cargo no domingo, tenha recebido apoio maciço dos eleitores, depois de anos de uma crise econômica que se aprofundou durante o governo peronista, muitos questionam se o ritmo brutal do ajuste proposto será tolerável.

“É uma decisão que considero correta porque é a melhor possível. Mas também é um choque muito profundo nos bolsos das pessoas, destrói você”, disse Facundo Marino, um funcionário de 53 anos no centro de Buenos Aires. “Ou vocês aumentam os salários ou não sei o que vai acontecer neste país”, acrescentou.

O Banco Central da Argentina anunciou nesta quarta-feira que vai impor nova “paridade móvel” que enfraquece o peso em 2% ao mês, depois de forte desvalorização de 54%, chegando a 800 pesos por dólar na taxa de câmbio oficial.

O governo antecipou que aumentará a ajuda social para as pessoas mais necessitadas, mas será preciso avaliar o impacto das medidas sobre a classe média e sobre aqueles que perderem seus empregos devido à redução de ministérios e secretarias e à suspensão de obras públicas, entre outros cortes.

“Suas medidas, em teoria, são boas para consertar a economia, mas na classe média muita gente vai sofrer com isso. Talvez houvesse outras maneiras que não afetassem tão fortemente a maioria das pessoas que trabalham e estudam na Argentina”, disse Agustina Ferreira, uma trabalhadora de 19 anos.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.