Assembleia Legislativa homenageia personalidades e enaltece exemplos à população do RN

A proposição da Sessão Solene foi da Mesa Diretora da Casa. — Foto: João Gilberto

Uma homenagem é uma expressão ou ato público como mostra de admiração e respeito por alguém. Nesse sentido, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte concedeu, na tarde desta terça-feira (12), medalhas de Honra ao Mérito a 22 personalidades que tiveram atuação destacadas nas áreas legislativa, social, cultural, de segurança e esportiva. A proposição da Sessão Solene foi da Mesa Diretora da Casa e os parlamentares indicaram as pessoas que receberiam as honrarias.

O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira, enalteceu o trabalho e a atuação de cada um dos homenageados. Para ele, torna-se muito importante homenagear as pessoas que são consideradas exemplos para que as boas ações se multipliquem na sociedade potiguar em busca do bem comum.

Ao todo, foram oito homenagens distintas entregues na solenidade: a Medalha do Mérito Social “Maria do Céu Fernandes”, que reconhece pessoas que tenham se dedicado à causa social; o Mérito Cultural “Câmara Cascudo”, por sua vez, destina-se ao reconhecimento do trabalho dos artistas para a manutenção das tradições potiguares e fomento da cultura; a Medalha do Mérito Legislativo, direcionada a pessoas que comprovadamente tenham oferecido contribuições de relevância para o desenvolvimento do Estado; a Medalha do Mérito Educacional “Noilde Ramalho” é destinada aos profissionais da área de educação que tenham prestado relevantes serviços ao Estado; a Medalha ao Mérito do Trabalho Voluntário “Irmã Lúcia”, que enaltece personalidades na área assistencial; Medalha do Mérito dos Direitos Humanos “Marcos Dionísio”, para pessoas que se destacam na defesa dos direitos da minorias e da população carente; Mérito da Segurança, para personalidades que se destacaram na atuação em prol da defesa social; e Medalha do Mérito Esportivo “Marinho Chagas”, que foi concedida às pessoas que tiveram atuação destacada nos esportes.

“Os que lutam todos os dias são imprescindíveis. E nesta tarde, a Assembleia homenageia pessoas que são imprescindíveis. Homenageamos pessoas notáveis e abnegadas que formam um corrente do bem, fazendo a diferença nas comunidades em que atuam”, disse Ezequiel, reafirmando que “homenagear é um gesto de desprendimento”. “Fica mais uma vez registrada nossa homenagem e gratidão às vossas senhorias que são merecedores de todas as honrarias”, disse em seu discurso.

Após a entrega de todas as medalhas pelos parlamentares aos homenageados ou familiares, a pedagoga Maria Luci Gomes Maia, mãe dos gêmeos Augusto e Ângelo, falou em nome dos homenageados. Em seu discurso, ela rememorou as dificuldades que enfrentou ao longo dos anos com preconceito e dificuldades em dar uma educação de qualidade aos filhos, que têm o transtorno do espectro autista.

“O primeiro grande desafio foi conseguir uma escola. Ao buscar matriculá-los em escola regular aqui em Natal, ninguém aceitou meus filhos. Era a década de 1990 e nos vimos em um cenário desolador e desafiador. Resolvemos criar a nossa própria escola, eu e meu esposo. Abrimos as portas para pais de filhos com deficiências. Todos incluídos com crianças típicas”, relembrou, afirmando que seu lema na vida sempre foi “insistir, persistir e nunca desistir”.

Para ela, todos os homenageados têm uma contribuição a dar a sociedade não somente com o trabalho, mas principalmente como inspiração aos demais potiguares. Por isso, ela agradeceu pela homenagem do Poder Legislativo.

“Neste momento de celebração, queremos expressar nossa profunda gratidão à Assembleia por homenagear esse grupo de agentes de mudanças em nossa sociedade. Que a medalha continue sendo um símbolo de inspiração, lembrando que, por meio da educação e inclusão, podemos construir um futuro mais promissor, imparcial e humano. Que a trajetória dos homenageados inspirem as gerações presentes e futuras a prosseguirem na luta pelos princípios de igualdade e Justiça social”, disse.

Veja lista dos homenageados:

Medalha do Mérito Social Maria do Céu Fernandes
Maria Luci Gomes Maia (Kléber Rodrigues)

Medalha do Mérito Cultural Câmara Cascudo
Sebastião Dias Filho (in memoriam) (Adjuto Dias)
Cristiano Gomes de Lima Júnior – Júnior Grafith (Dr. Bernardo)
Franklin Jorge do Nascimento Roque (José Dias)

Medalha do Mérito Legislativo
Arnaldo Gaspar (Luiz Eduardo)
Dr. Paulo Xavier (Ubaldo Fernandes)
Edmílson Pereira de Assis (Tomba Farias)
Maria Neíse de Andrade Fernandes (Ezequiel Ferreira)

Medalha do Mérito Educacional Noilde Ramalho
Pastor Elinaldo Renovato de Lima (Coronel Azevedo)

Medalha do Mérito Esportivo Marinho Chagas
Carlos André Nascimento (Cristiane Dantas)
Ayrton Lucas Dantas de Medeiros (Francisco do PT)
João Paulo Silvano (George Soares)

Medalha do Mérito dos Direitos Humanos Marcos Dionísio
Sônia Alexandre da Costa (Divaneide Basílio)

Medalha do Mérito da Segurança
Coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro (Taveira Júnior)
Major Emerson Mendes da Silva Almeida (Ivanilson Oliveira)
Soraia Maria Bezerril Castelo Branco (Eudiane Macedo)

Medalha ao Mérito do Trabalho Voluntário Irmã Lúcia
Irmã Maria Socorro Lima (Hermano Morais)
Ilca Bezerra de Araújo (Nelter Queiroz)
Bispo Dom Mariano Mazana (Neílton Diógenes)
Mércia Maria Almeida de Carvalho (in memoriam) (Terezinha Maia)
Manoel Alves do Nascimento (in memoriam) (Isolda Dantas)
Oderlânia Leite Galdino (Dr. Kerginaldo)