Audiência pública na Câmara de Natal discute revitalização do bairro da Ribeira

Audiência pública na Câmara de Natal discute revitalização do bairro da Ribeira — Foto: Francisco de Assis
Audiência pública na Câmara de Natal discute revitalização do bairro da Ribeira — Foto: Francisco de AssisArtista potiguar usa inteligência artificial para 'recriar' cenários em bairro histórico de Natal — Foto: Ronkaly Souza

Por g1 RN — Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Natal nesta segunda-feira (4) debateu uma possível revitalização do bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. O tema foi colocado em debate após imagens de recriação de cenários do bairro, desenvolvidas por um artista potiguar, viralizarem nas redes sociais.

A reunião, intitulada “Uma nova Ribeira – uma semente plantada no coração dos natalenses”, discutiu problemáticas da região e possíveis soluções envolvidas no projeto de revitalização do bairro. Na audiência, foram apresentadas recriações do artista visual digital potiguar Ronkaly Souza.

O intuito da revitalização seria promover o desenvolvimento econômico, social, turístico, além de uma possível expansão como estrutura de lazer, entretenimento e cultura na Zona Oeste da cidade. Além de vereadores, a reunião foi acompanhada pelo setor produtivo local, representantes do bairro da Ribeira, e de secretarias da Prefeitura de Natal.

“Abrimos esse espaço importante para discutir a Ribeira com a oportunidade de ouvir a SEMURB, Tributação, além de ouvir principalmente todos os setores desenvolvidos que pensam e sonham com a Ribeira, não só revitalizada, mas que volte a vida. Entendemos, após escutar nessa audiência, que a situação é extremamente complexa, porque são vários vetores a serem alcançados”, disse a vereadora Nina Souza (PDT).

Pelo bairro da Ribeira, diversas construções são tombadas pelo patrimônio histórico e estão diretamente ligadas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e suas regras. Vários destes prédios estão fechados e em fase de deterioração.

Apesar da atual condição dos prédios na região, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), José Lucena, considera que há condições para que seja feita a revitalização no bairro, e cobra resolutividade dos órgãos envolvidos.

“Tem uma estrutura importante, linha de ônibus e outros aspectos favoráveis, precisa ter boa vontade dos governo municipal, governo municipal e de empresas para que possamos resgatar a Ribeira”, disse.

Por outro lado, o secretário municipal de Tributação, Ludenilson Araújo, entende que há inúmeras dificuldades na obra para revitalização do bairro. “São vários problemas, inclusive de como restaurar, de burocracia, custo alto, problema de segurança, da iluminação, entre outros”, falou.