Rebaixado para a Série C, ABC negocia revelação com o Athletico

Andrey chamou atenção de clubes de Série A com a camisa do ABC — Foto: Rennê Carvalho/ABC
ABC negocia revelação com o Athletico; Andrey jogava X1 até junho e se destacava na modalidade (Vídeo: @mangabinhaa)

Por g1 RN — Revelação do ABC na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, o meia Andrey, 18 anos, está de malas prontas para defender o Athletico a partir de 2024. Ele teve 90% dos direitos vendidos ao Furacão por R$ 700 mil e o contrato terá duração de cinco anos – o Alvinegro continuou com os outros 10% do atleta.

O jogador potiguar viaja para Curitiba nos próximos dias para assinar o contrato. Na sequência, volta para Natal para treinar e passar as festas de fim de ano, e se apresenta definitivamente ao Athletico no dia 1º de janeiro.

Andrey da Silva Bezerra de Carvalho é cria da escolinha do professor Bruno Xavier, em Natal. Aos 12 anos, chamou atenção do Grêmio e passou três anos em Porto Alegre. Voltou para Natal e, após jogar uma edição da Copa Carpina, despertou o interesse do Atlético-MG, onde ficou mais um ano.

No retorno para casa, Andrey optou em atuar pelo ABC. No mesmo período, começou a jogar X1 e, ao se destacar, passou a ganhar dinheiro com a modalidade que tem crescido bastante na região.

Em julho, assinou o primeiro contrato profissional com o ABC e foi destaque da equipe no Campeonato Potiguar Sub-20 – com três gols. Em setembro, na chegada de Argel Fuchs ao Alvinegro, Andrey foi integrado oficialmente ao grupo principal e inscrito para a disputa da Série B.

Com personalidade e ainda com 17 anos, estreou diante do Sport, no Frasqueirão.

– O sonho foi realizado. Imensa gratidão ao ABC por permitir que um sonho de criança virasse realidade. Me senti muito acolhido. Eu sempre esperei por esse momento de estrear no profissional, que seja o início de uma grande história – escreveu em uma rede social à época.

Na Série B, ele atuou em seis jogos e não marcou gol. As boas atuações foram observadas por Athletico e outros clubes de Série A.

Bruno Xavier, que hoje coordena a escolinha do Grêmio em Natal, é só orgulho e acredita no potencial de Andrey. Eles viajam juntos para Curitiba em breve.

– Quando o ABC assinou contrato profissional com ele, ele foi destaque no sub-20. Chegou Argel, o colocou para jogar no profissional e ele estourou. Andrey é um talento nato, desde o Grêmio. O pessoal gostava muito dele lá. Agora que ele está virando a chave e sendo um atleta. Se mantiver o foco, tem um futuro brilhante pela frente – comentou Bruno Xavier.

– Ele é talentoso. É um meia que joga por dentro, que finaliza de fora da área, tem uma transição muito rápida, alia velocidade e técnica – enfatizou.