Técnico Rafael Lacerda é apresentado pelo ABC: “Pressão é normal”

Rafael Lacerda é apresentado pelo ABC — Foto: Augusto César Gomes

Por g1 RN — Rebaixado para a Série C, o ABC apresentou nesta sexta-feira o técnico Rafael Lacerda. Ele será o responsável por comandar o Alvinegro na temporada 2024. Em Natal desde quinta-feira, o novo comandante iniciou o planejamento da montagem do elenco para a disputa da pré-Copa do Nordeste e Campeonato Potiguar, primeiros desafios do próximo ano. O último trabalho dele foi no Amazonas, sendo campeão amazonense em 2023 e conquistando o acesso para a Série C em 2022. Na Série C de 2023, ele comandou a equipe em 21 dos 25 jogos da campanha do título brasileiro – foi demitido durante o quadrangular decisivo.

Na primeira entrevista coletiva, Lacerda disse que o acerto foi rápido com o ABC e espera construir uma história no clube.

– Eu me sinto privilegiado de estar hoje aqui, frente a essa camisa que vou ter o maior orgulho e comprometimento de representar. É uma equipe centenária, o maior campeão estadual do mundo, uma camisa pesada, uma torcida apaixonada. Quando eu tive o primeiro contato de vir defender o ABC, eu não pensei duas vezes. Foi uma negociação muito rápida. Tenho que entregar muito aqui, porque o ABC é muito grande, tem uma torcida apaixonada. Vocês vão esperar da minha parte muito empenho, muito trabalho, muita dedicação, de em 2024 a gente conquistar. A gente tem que vir para deixar o nome marcado na história do clube – declarou.

Lacerda chegou com o auxiliar técnico João Antônio, o preparador físico Anderson de Lazari e o analista de desempenho Mateus Bolívar – todos lhe acompanharam no Amazonas em trabalho que durou um ano e meio.

O novo treinador tem 39 anos e, apesar da curta carreira nesta função, está no futebol há 20 – foi zagueiro de equipes como Caxias, Joinville, Luverdense, Goiás e Paysandu.

– Tem que haver cobrança. Sou um cara que vou cobrar muito dos atletas. Vou ser o cara que vou proteger. A vitória é mérito deles, a derrota é comigo. Sou eu que escalo, que monto a estratégia, a metodologia, então eu sou o responsável. O atleta pode errar na hora do jogo, mas quem escalou fui e eu sou o responsável – completou.

Rafael Lacerda vai acompanhar ABC x Vila Nova neste sábado, em confronto de despedida da Série B. O técnico disse conhecer vários jogadores do atual grupo e, nos próximos dias, vai definir junto com a diretoria quem deve permanecer.

– A gente está preparado para esse desafio. A gente precisa primeiramente planejar a formação do elenco, resolver a situação dos atletas que ainda estão no elenco. A gente sabe que precisa haver uma reformulação porque, infelizmente, houve esse rebaixamento. Meu objetivo é fazer um time extremamente competitivo, organizado, e um time que faça o torcedor ter vontade de vir ao estádio para ver o ABC jogar – concluiu.