Primeira edição Work In Progress BrLab/Gostoso dentro da 10ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso

A amostra pretende mais uma vez agitar a cidade de São Miguel do Gostoso. — Foto: Rogério Vital

A MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, em sua edição comemorativa de 10 anos, pretende mais uma vez agitar a cidade de São Miguel do Gostoso.

Uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, e com direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, a 10ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pela Petrobras e Salinor, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

WORK IN PROGRESS BRLAB/GOSTOSO

A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso, através da Heco Produções e do CDHEC, em uma parceria com o BrLab, realiza este ano a primeira edição do Work In Progress BrLab/Gostoso. Serão exibidos dois longas-metragens em etapa de montagem para um seleto grupo de profissionais da indústria brasileira e internacional. A atividade irá proporcionar encontros criativos entre a direção e produção dos filmes com estes profissionais, visando enriquecer o desenvolvimento das obras, estimulando reflexões sobre finalização e distribuição dos projetos, apontando caminhos criativos e oportunidades comerciais.

A atividade dá sequência ao BrLab Rough Cut, que começou em São Paulo no workshop de montagem para ambos os filmes selecionados, com tutoria de Karen Akerman e Willem Dias, com a coordenação de Rafael Sampaio.

Além dos encontros, os projetos serão premiados com incentivos em parceria com as produtoras de pós-produção Mistika – que este ano está inaugurando sua base no Nordeste (Fortaleza) a partir de 2024 – com foco nas leis Paulo Gustavo – e DOT. A Mistika oferecerá um incentivo no valor de R$ 35 mil em serviços de finalização de imagem e 50 horas de pós-produção de som, e a DOT oferecerá um incentivo no valor de R$ 35 mil em serviços de finalização de imagem.

O Work In Progress BrLab/Gostoso conta também com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

FILMES
A Voz de Deus
Documentário, SP
Direção: Miguel Antunes Ramos
Montagem: Yuri Amaral
Produtora: Alice Riff (Corisco Filmes)

SINOPSE: Em 2018, seguimos os esforços de Daniel Pentecostes, de 17 anos, para lidar com a frustração paterna pelo desenlace da sua carreira: Daniel era a criança pregadora mais famosa do Brasil, mas agora, à medida que cresce, há cada vez menos interesse pelas suas pregações. Em 2022, seguimos João Victor Ota, de 12 anos, no ápice de sua carreira: o menino tem mais de um milhão de seguidores no Instagram e prega para multidões cada vez maiores. Feliz, ele espera que a pregação lhe proporcione uma vida melhor. O destino de Daniel, amargo ao fim de sua carreira, o assombra.

O Deserto de Akin
Ficção, ES
Direção: Bernard Lessa
Montagem: Bernard Lessa
Produtora: Ursula Brottel (Rede Filmes)

SINOPSE: Após um ataque cardíaco, um acumulador aposentado busca a reconexão com a natureza, auxiliado por amigos, observações cósmicas e rituais místicos, para cuidar de seu sítio.

Convidados(as)

Ilda Santiago – Festival do Rio
Fundadora e sócia do Grupo Estação, cofundadora e diretora-executiva de programação e projetos internacionais do Festival do Rio. Organizou retrospectivas no Brasil e foi curadora de mostras de filmes brasileiros em diversos países. Representante do Festival de Cannes para o cinema brasileiro. Membro dos Prêmios Platino e da Academy of Motion Pictures and Arts.

Benjamin Cölle – Pluto Film
Atuou como produtor criativo em projetos de documentários, ficção e cross midia premiados, como tutor e pesquisador no departamento de produção e direção da Film University Babelsberg KONRAD WOLF e como consultor para o TorinoFilmLab, World Cinema Fund, International Screen Institute e BrLab. Diretor-gerente da Pluto Film Distribution Network.

Daniel Queiroz – Embaúba
Diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializadas em cinema brasileiro contemporâneo. Iniciou sua trajetória no cineclubismo, na década de 1990. Foi coordenador e programador do Cine Humberto Mauro e do Cine 104, além de curador de diversas mostras e festivais.

Florencia Gil – Urban Distribution
Participou do Programa de Produção da UCLA e do Programa de Produção Atelier Ludwigsburg-Paris. Mestre pela Universidade Paris 8. Desde 2012 atua como agente de vendas para a Rezo Films, Independent e La Luna. Foi chefe de vendas da Loco Films e Indie Sales e, atualmente, é chefe de vendas da Urban Sales.

Frédéric Corvez – Urban Distribution
Começou sua carreira na Equinoxe, onde foi responsável pelo desenvolvimento internacional. Depois, se juntou à MK2 e à Celluloid Dreams, onde dirigiu o departamento de televisão. Lecionou Economia do Cinema na Sorbonne Nouvelle e segue atuando como especialista para a Comissão Europeia. Fundador da Urban Distribution e da Urban Factory.

Susana Rodrigues – Indie Lisboa
Codiretora do IndieLisboa, consultora de programação para o Festival de Cinema de Roterdã e programadora do Bildrausch. Membro do comitê de seleção do Fundo Hubert Bals e do CineMart, e consultora do Instituto de Cinema de Doha, além de mentora do IFFR Pro e do Noka – Tabakalera. Colaborou com festivais como Karlovy Vary, Jeonju, Cinéma du Réel, Kerala e Festival do Rio, entre outros.

Tânia Pinta – Vitrine Filmes

Cineasta formada pela UFF, pós-graduada em Gestão Cultural e em Marketing Estratégico. Foi coordenadora de investimentos da RioFilme, atuando no Programa de Fomento Retomada do Audiovisual Carioca e liderando a Rio Film Commission. Com passagens pela Secretaria de Estado da Cultura – RJ e ANCINE, é gerente de negócios da Vitrine Filmes.

No ano em que a Mostra de Cinema de Gostoso celebra 10 anos, o evento tem a honra de contar pela primeira vez com o patrocínio fundamental da Petrobras, que também está em celebração pelos seus 70 anos.

Parabéns à Petrobras por seu papel de destaque no apoio a festivais de cinema em todo o país e que este ano, por meio do Programa Petrobras Cultural chega à São Miguel do Gostoso (RN), possibilitando o acesso à cultura de cada vez mais brasileiros.

A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pela Petrobras e Salinor, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão e Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo.

Apoio institucional Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio Interjato, Maxillusion, Visite RN, Emprotur, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, BrLab, DOT e Mistika.

Realização: Heco Produções e CDHEC