Filarmônica UFRN realiza “Festival Beethoven” e traz convidados renomados para concerto

A apresentação é gratuita e a retirada do ingresso pode ser realizada pelo Sympla. — Foto: Divulgação

Uma noite inteiramente dedicada a um dos grandes gênios da música clássica, o alemão Ludwig van Beethoven. No próximo sábado, dia 25 de novembro, às 20h, a Filarmônica UFRN apresenta o “Festival Beethoven”, no Auditório Onofre Lopes, na Escola de Música da UFRN – EMUFRN e oferece ao público um programa forte e emocionante. O concerto é gratuito, livre para todas as idades e os ingressos estão disponíveis no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/concerto-filarmonica-festival-beethoven/2257918.

Para o Festival que homenageia Beethoven, autor de um imenso legado na história da música clássica e que influencia diversos compositores nos mais variados estilos musicais pelo mundo, o diretor artístico e regente da Filarmônica UFRN, André Muniz, tem a honra de convidar o renomado maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Cláudio Cohen e o solista internacional, o pianista Enrique Graf.

Claudio Cohen é Cidadão Honorário de Brasília, tem participado de forma ativa no cenário musical do país e no exterior como maestro, bem como artista convidado dos principais festivais de música e temporadas de orquestras. Tem uma intensa agenda nacional e internacional como maestro atuando com orquestras, em países como: EUA, México, Áustria, Alemanha, Hungria, Sérvia, Polônia, Portugal, Bulgária, Finlândia, Itália, Argentina, Chile, Equador, Catar, República Tcheca, Espanha, Israel, Romenia e Brasil. Cohen é membro da Academia Brasileira de Letras e Música – ALMUB da Academia Brasileira de Ciencias, Artes. História e Literatura. É detentor da Ordem do Mérito de Brasília, Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal no Grau de Comendador e Também da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em Grau de Comendador.Em 2022 recebeu a Comenda Cruz de Ouro da Ciência e da Arte da República da Áustria.

O outro convidado da noite é o pianista uruguaio Enrique Graf, que nasceu em Montevidéu em uma família na qual a música era muito importante, sendo sua mãe, a primeira professora. Graf foi o vencedor do Primeiro Prêmio na categoria Piano Internacional Concurso “William Kapell”, “USA National Ensemble Competition” e “East and West International Auditions” em Nova York, logo após concluir os primeiros estudos. Desde então tem se apresentado em recitais, música de câmara e com orquestras importantes em várias partes do mundo. Fez turnês com grupos de câmara ilustres como Cuarteto Latinoamericano, Ives Quarteto, Baltimore Wind Ensemble, American Chamber Players, Apollo String Quarteto e o Quinteto de Sopros de Praga. Em 2020, a Beethoven Piano Society of Europe o convidou para tocar em Londres no 250º aniversário de nascimento de Beethoven. Logo depois, Graf recebeu o Prêmio Imigrante da American Immigration Lawyers Foundation, sendo junto com Midori e Plácido Domingo os únicos músicos homenageados com esta distinção até o momento. Enrique Graf é um dos mais renomados professores de piano da atualidade.

Obras presentes no programa do Festival Beethoven

Para o programa da noite, a Filarmônica UFRN juntamente com os convidados, preparam um concerto com as obras: Abertura Egmont, uma introdução orquestral que Beethoven compôs para uma representação de uma peça teatral e que consiste em um verdadeiro hino de luta pela liberdade, carregado de força, nobreza e carisma triunfante.

Entra também na programação, a Sinfonia n.° 2, a segunda sinfonia composta por Beethoven escrita entre os anos de 1801 e 1802, com dedicatória ao príncipe Karl Lichnowsky. Parte dessa obra foi escrita durante a estadia de Beethoven em Heiligenstadt, onde estava sob indicação médica, pois neste período, o compositor começava a perceber os primeiros sinais de surdez.

E, completando o programa, Concerto para piano nº 4. Beethoven iniciou a composição em 1805 e terminou no início de 1806, estreando em 1807, em Viena durante concerto privado na casa do seu patrono, o Príncipe Franz Joseph von Lobkowitz. Já a primeira performance pública do Concerto nº 4 só aconteceu, também em Viena, em 1808. Embora com sua surdez avançada, Beethoven a executou com extrema habilidade, segundo o seu aluno Carl Czerny. Nesta obra, o compositor colocou as possibilidades expressivas do piano e o deixou em igualdade com a força da orquestra, o piano ganhou protagonismo na cena.

Portanto, agora é só garantir o seu lugar na plateia. Como sempre acontece, a proposta da Filarmônica é oferecer, gratuitamente, um concerto memorável ao público potiguar, primando pela alta qualidade musical. A Filarmônica UFRN conta com o patrocínio da CAURN – Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte.

Serviço:

Festival Beethoven – Regência Cláudio Cohen & Solista Enrique Graf

Quando: 25/11 (sábado)
Onde: Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN)
Horário: Sessão única às 20h
Entrada: Gratuita | Reserva pelo Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/concerto-filarmonica-festival-beethoven/2257918