Rebaixado, ABC tem papel decisivo em última rodada e pode atrapalhar sonho do Vila Nova

Welliton marcou para o ABC na vitória sobre o Guarani — Foto: Rennê Carvalho/ABC

Por g1 RNRebaixado para a Série C desde a 34ª rodada, o ABC vai se despedir da Série B em clima de decisão. O Alvinegro terá pela frente o Vila Nova, atual quarto colocado e candidato ao acesso à elite do futebol brasileiro. O confronto pela última rodada será no Frasqueirão, em Natal. Além do Vila, a partida interessa aos adversários diretos como Juventude, Atlético-GO, Novorizontino, Mirassol e Sport.

O curioso é que, após a queda ter sido decretada matematicamente no empate com o Avaí, o ABC só teve duelos contra equipes do pelotão de cima e, dentro da atual limitação técnica do grupo, conseguiu fazer bons jogos. O discurso da comissão técnica e dos jogadores é de terminar a competição de forma honrosa. Diante do Criciúma, vendeu caro a derrota, mesmo atuando no Heriberto Hülse – o triunfo foi fundamental para o Tigre, que acabou conquistando o acesso no fim de semana.

Na sequência, o ABC recebeu o Juventude, também integrante do G-4. Com um jogador a mais, o Alvinegro pressionou, mas ficou no empate sem gols – um resultado ruim para o time gaúcho, embora tenha permanecido na terceira posição.

Na 37ª rodada, o ABC foi até Campinas e surpreendeu ao vencer o Guarani por 3 a 2, no gramado encharcado do Brinco de Ouro da Princesa. O revés acabou com qualquer chance de acesso do Bugre.

Agora, em sua despedida da Série B, o Alvinegro pode atrapalhar os planos (e sonho) do Vila Nova de voltar à Série A. O time goiano depende de uma vitória simples para carimbar o acesso. Se houver empate, dependerá de tropeços dos concorrentes. O Vila pode subir até mesmo com uma derrota, em uma combinação improvável (veja cenários).

Com 25 pontos, o ABC é o lanterna da Série B desde a terceira rodada. Em 37 jogos, venceu apenas quatro vezes, empatou 13 e perdeu 20.