Forte dos Reis Magos: Pintura é concluída após pichação contra marco temporal indígena

Obra de pintura do Forte dos Reis Magos é concluída após pichação — Foto: Cedida
Obra de pintura do Forte dos Reis Magos é concluída após pichação — Foto: CedidaObra de pintura do Forte dos Reis Magos é concluída após pichação — Foto: Cedida

Por g1 RN — A obra de pintura no Forte dos Reis Magos foi concluída nesta segunda-feira (20). Um dos principais pontos turísticos e históricos de Natal, a fortaleza amanheceu pichada no dia 7 de setembro, com manifestações contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023, que trata do marco temporal das terras indígenas.

O trabalho para remoção da pichação e pintura da parte externa do Forte envolveu a pintura integral na cor branca e foi realizado por apenados do sistema penitenciário do estado e teve início no dia 15 de setembro.

A pintura foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à Secretaria Extraordinária da Cultura e a Direção-Geral da Fundação José Augusto (FJA).

Reaberto em 2021 para visitação pública, o Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou um procedimento para apurar quem foi o responsável pela pichação do Forte dos Reis Magos.

Por se tratar de um prédio tombado, a remoção da pichação na parte externa do Forte dos Reis Magos foi solicitada à superintendência estadual do Iphan na segunda-feira (11) pela Secretaria Extraordinária da Cultura e pela Fundação José Augusto (FJA), administradora do Forte.

O monumento, cartão-postal da cidade de Natal, amanheceu pichado com mensagens contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023, que trata do marco temporal das terras indígenas.

Um dos muros do Forte recebeu as seguintes frases: “Não ao PL/2903” e “Aqui é terra indígena”. A pichação era visível para quem trafegava pela Avenida Café Filho, que corta as praias da Zona Leste da cidade, e pela Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Norte.

Reaberto em 2021 para visitação pública, o Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.

?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado