‘O Mar me Contou’: Exposição em defesa do meio ambiente começa neste sábado (18) em São Miguel do Gostoso

Exposição “O Mar me Contou”, do artista plástico Leonardo Versieux. — Foto: Foto: Divulgação
Exposição “O Mar me Contou”, do artista plástico Leonardo Versieux. — Foto: Foto: Divulgação

Por g1 RNSão Miguel do Gostoso recebe, a partir das 19h deste sábado (18), a exposição “O Mar me Contou”, do artista plástico Leonardo Versieux. As obras estarão expostas na Galeria Sol da Meia Noite durante três meses.

A exposição “O Mar me Contou” conecta a arte à devastadora poluição dos mares, e é composta por pinturas e fotografias, além de resíduos poluidores coletados pelo próprio artista em praias do Rio Grande do Norte.

“Nosso objetivo é conectar a preocupação ambiental com a arte”, diz Leonardo, que também é biólogo e professor de Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Leonardo conta que chegou a coletar meia tonelada de lixo nas praias potiguares.

“O Mar me Contou” tem pinturas gigantes retratando o mar, além de fotos de resíduos coletados nas praias do RN. Muito destes resíduos fotografados estarão presentes na exposição. Um destes trabalhos, chamado “Banquete”, tem vários tipos de resíduos retirados do mar: sandálias de plástico, sapatos, brinquedos de crianças, além de pedaços de fardos de borracha soltados por navios e encontrados nas nossas praias.

Muitos destes resíduos poluentes, principalmente os de plástico e de borracha, acabam servindo de alimento para animais marinhos, principalmente tartarugas, levando-os à morte.

Além das obras de arte, a exposição “O Mar me Contou” tem como objetivo conscientizar pessoas e empresas a não poluírem os mares. A Galeria Sol da Meia Noite vai convidar pescadores locais a visitarem a exposição.