Classe Hospitalar Sulivan Medeiros completa 19 anos de relevantes serviços prestados ao Seridó

A Classe Hospitalar Sulivan Medeiros, fundada há dezenove anos no Hospital do Seridó, prepara uma grande programação em 2024 em comemoração aos 20 anos de fundação.

Hoje vereador, Andinho Duarte começou a formatar a ideia em 2003, através de um projeto de extensão do curso de Pedagogia. “Levamos a ideia ao professor Adailson Tavares de Macedo, que lembrou que esse segmento hospitalar ainda estava em estudos preliminares no Brasil. Em 2004, iniciamos a campanha para montar o espaço inaugurado no dia 11 de novembro daquele ano”, disse Andinho. “Através da UFRN, traçamos a diretrizes didáticas e pedagógicas para o seu funcionamento, já que tudo era muito novo nesse ramo da educação especial”, destacou a professora doutora Tânia Cristina Meira Garcia, que coordenou posteriormente o projeto de extensão.

Patrona da primeira classe hospitalar do estado, a auxiliar de enfermagem Sulivan Medeiros, falecida em janeiro de 1987, aos 47 anos, trabalhou no Hospital do Seridó e dedicou ampla atenção ao setor de pediatria. O que lhe rendeu o título de primeira “humanizadora” do atendimento naquela casa de saúde, conforme artigo do próprio Andinho publicado na revista comemorativa editada pela Referência Comunicação.

O nome Sulivan ao projeto foi uma sugestão do diretor da Fundação Hospitalar Carlindo Dantas à época, pediatra Valdemar Cordeiro Filho, “Sentíamos falta dessa humanização no setor de pediatria, mas abraçamos o projeto que foi plantado em terreno fértil”, disse o médico com mais de 40 anos de experiência.

A programação de 20 anos de atuação da primeira Classe Hospitalar do Rio Grande do Norte, terá a abertura logo no início do ano, com o lançamento da 2ª edição da revista “classe hospitalar Sulivan Medeiros”. Está sendo programado sessão solene e audiência pública na câmara, exposições, seminário entre outras atividades. A instituição é um serviço da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Caicó, contando com atendimento a crianças da educação infantil e fundamental que se encontram internadas no Hospital do Seridó ou em seus domicílios por tratamento de saúde.

O atendimento conta com o coordenador Pedagógico Andinho Duarte e as professoras Lucineide, Fabiana, Priscila, Janaína e Maria José.