Assembleia Legislativa presta homenagem pelos 30 anos de história da Potigás

Sessão Solene foi proposta pelo deputado Francisco do PT e com coautoria de Hermano Morais. — Foto: Eduardo Maia

Realizar a distribuição de gás natural no Estado do Rio Grande do Norte, de forma sustentável, visando promover o desenvolvimento do Estado e superar as expectativas dos seus clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e sociedade. Essa é a missão da Companhia Potiguar de Gás, a Potigás, que completa 30 anos neste mês de novembro 2023 e foi homenageada na tarde desta quarta-feira (8), em Sessão Solene na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Francisco do PT e com coautoria do deputado Hermano Morais (PV).

Atuando nos meios comercial, residencial, veicular e industrial, a Potigás é uma sociedade de economia mista que tem como sócios o Estado do Rio Grande do Norte e a Commit. A companhia é responsável exclusiva pela distribuição de gás canalizado no Rio Grande do Norte e, com o passar dos anos, ampliou sua atuação para além dos segmentos industrial e veicular, partindo, posteriormente, à comercialização do gás natural canalizado para os segmentos de varejo, comercial e residencial.

Em seu discurso, o deputado Francisco do PT enalteceu a importância da Potigás para o Rio Grande do Norte, que, no entendimento dele, “cumpre papel importantíssimo no ponto de vista ambiental e econômico”. O parlamentar fez um breve histórico sobre a trajetória da empresa e relembrou uma série de políticas implementadas pela companhia para manter os investimentos e atrair novos investidores, possibilitando o fomento a atividades econômicas no Rio Grande do Norte.

De acordo com os dados trazidos por Francisco do PT à solenidade, a Potigás já investiu R$ 43 milhões no Rio Grande do Norte nos últimos cinco anos, contribuindo de maneira significativa para diversos setores da economia. Para os próximos três anos, a projeção é de mais R$ 50 milhões investidos, possibilitando o maior acesso à população potiguar e entregando uma das tarifas mais competitivas do país.

“O gás natural tem papel estratégico na transição energética sustentável, com baixa emissão de poluentes, e industrialização e criação de novos postos de trabalho, garantindo emprego e renda para o povo, além de desenvolvimento social, econômico e ambiental para o Rio Grande do Norte. Vida longa à Potigás”, disse Francisco do PT.

Para Hermano Morais, coautor da solenidade, a homenagem é direcionada principalmente às pessoas que compuseram a Potigás ao longo dos 30 anos de história. Na sessão, inclusive, vinte pessoas receberam homenagem pelos serviços prestados na companhia.

A gerente de RH da Potigás, Edaniela Galvão Ramalho Serrano Maia, falou em nome dos homenageados e agradeceu pela homenagem recebida na Assembleia Legislativa.

“Fazer parte da Potigás, é fazer parte de um time de talentos, de corpo funcional qualificado e com relevante espírito público, que dedica os seus dias a desenvolver a infraestrutura de gás canalizado no Rio Grande do Norte. Obrigado a essa Casa pela homenagem e parabéns a todos que fazem parte dessa companhia que tanto orgulha o estado”, disse a homenageada.