Movimente-se: projeto da Assembleia Legislativa realiza ação na APAE em Natal

Antes restrito aos servidores da Casa, o programa Movimente-se foi aberto para a população. — Foto: João Gilberto

O 1º dia do mês de novembro registrou uma edição especial do programa Movimente-se. Nesta quarta-feira, o programa da Assembleia Legislativa contemplou toda a comunidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Natal, que completou 64 anos de atuação em 2023. Criado com foco na melhoria da qualidade de vida, estímulo aos bons hábitos de saúde e prevenção, o programa Movimente-se, antes restrito aos servidores da Assembleia Legislativa do RN, desde julho foi aberto para a população.

“No início de 2023 a Divisão de Programas Complementares de Saúde e Bem-estar, reunida com todos os seus funcionários, chegou ao consenso de ampliar esse programa para podermos chegar à sociedade em geral. Trazer esse dia para a Apae é muito importante, mais ainda nessa data especificamente”, destacou Luís Abrantes, chefe da Divisão de Saúde da Assembleia do RN.

A Associação, que tem a missão da inclusão e desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (PcD), recebe o Movimente-se em um bom momento. “Esses serviços chegam para agregar na procura que essas mães têm, principalmente do serviço médico e serviço de dentista que hoje a gente tem muita dificuldade em oferecer. Nossas famílias são carentes e precisam dessa atenção”, afirmou Fátima Souza, que é do setor de arrecadação e projetos da Apae.

Desde 2015 que existe uma parceria entre a Assembleia Legislativa do RN e Apae em vários projetos através da arrecadação junto a seus funcionários. “Também temos deputados que participam, colaboram com a instituição mensalmente e temos emendas encaminhadas”, registrou Fátima Souza.

Resultado

A satisfação da dona de casa Ana Lúcia é o principal indicador do sucesso das ações. “A Apae é tudo para mim. Significa muita coisa. Aqui eu me descobri como mãe, como assistida e a minha filha foi muito bem acolhida aqui”, disse. Ana Caroline, 29 anos, que tem deficiência intelectual e múltipla, não saberia o que fazer se ficasse sem as atividades da Apae. “Eu ficaria muito triste”, disse.

O Movimente-se oferta consultas (pediatria, clínica geral e nefrologia), triagem da equipe de enfermagem para aferição de pressão e glicemia, fonoaudiologia, psicologia com roda de conversa, nutricionista, educador físico para atividades laborais, ioga, entre outros. O programa é executado pela Divisão de Saúde e Bem-estar, que faz parte da Diretoria de Políticas Complementares.