Campeonato Potiguar Feminino começa neste sábado; conheça equipes

Potiguar de Mossoró viabilizou participação após parceria com Serrada FC, de São Gonçalo do Amarante — Foto: Divulgação

Por g1 RN — O Campeonato Potiguar de Futebol Feminino 2023 tem início neste sábado. ABC, Alecrim, Monamy, Potiguar de Mossoró, Potyguar CN e União brigam pelo título nesta edição.

O jogo de abertura será entre União e ABC, neste sábado, às 8h30. No mesmo dia, Alecrim e Potyguar CN se enfrentam às 14h30. No domingo, Monamy e Potiguar de Mossoró fecham a rodada a partir das 8h30. Todos os jogos serão no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal.

Potiguar de Mossoró

Última equipe a entrar no estadual, o Potiguar de Mossoró vai jogar graças a uma parceria com o Serrada FC, clube amador de São Gonçalo do Amarante, que acolhe atletas de 11 a 55 anos. Marília Gabriela, presidente do Serrada, conta que a equipe ajuda “atletas com problemas psicológicos, mulheres que buscam espaço e vez no futebol. O Serrada é isso, é qualidade de vida, amizade, união e espaço para a mulher estar onde ela quiser”.

União

O União, de Extremoz, é o atual campeão estadual. De acordo com a meio-campista Gabriele, “é um time que leva a modalidade muito a sério, e leva suas atletas muito a sério. A preparação é constante, treina direto em um trabalho integral, anual”.

ABC

O ABC reativou a equipe feminina para a disputa do estadual. De acordo com a coordenadora Izabel Santos, “todas as atletas são do RN, em busca de uma oportunidade. Estamos formando uma equipe competitiva, à altura do nome do clube. Estamos fazendo uma preparação forte”.

Alecrim

Sob o comando do técnico Bernardes, o Alecrim treina no campo do Colinão, na Zona Norte de Natal. O comandante do Verdão lembra que “uma estreia é sempre muito difícil. Momento de construção de equipe é difícil, precisamos de cautela. Hoje vestimos a camisa de uma das grandes equipes do Rio Grande do Norte. Precisamos dos torcedores esmeraldinos, a nova geração que está vindo, que gosta do futebol e acompanha o futebol feminino”.

Potyguar CN

O Potyguar será comandado pela treinadora Denise Fernandes. Ela destaca que “o estádio JL está bonito, o gramado bem cuidado, (o estadual) vai ser televisionado, e acreditamos que vamos representar bem o Potyguar nessa estreia. Espero que com esse campeonato a gente possa abrir as portas do RN para que outros clubes se interessem pelo futebol feminino e que o Potyguar se estabilize neste trabalho”.

Monamy

Fundado em 1964, o Monamy está há cinco anos sob nova gestão, com investimento nas categorias de base e no feminino, com um núcleo de captação de atletas, na Arena Marrada, em Parnamirim. O vice-presidente Bruno Xavier, que já revelou atletas para diversos clubes do país, comenta que “muitos subestimam e não sabem da nossa estrutura. Estamos fazendo um trabalho com a base, vamos fazer a diferença. No Monamy temos uma metodologia de trabalho”.

Todos os jogos da primeira fase e das semifinais serão disputados no Estádio Juvenal Lamartine. O regulamento oficial do estadual feminino aponta que a disputa será em grupo único, em turno único. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais – em jogo único. Na primeira fase, os critérios de desempate serão, por ordem, o maior número de vitórias, confronto direto, maior saldo de gols, maior número de gols marcados.

Primeira rodada

Segunda rodada

Terceira rodada

Quarta rodada

Quinta rodada

Leia mais notícias do esporte potiguar no ge RN | ge.globo/rn