Frente Parlamentar discute medidas para aumentar segurança turística no Estado

O objetivo da reunião foi receber sugestões e encontrar soluções para proteger Turismo. — Foto: Assessoria de Comunicação

A Frente Parlamentar do Turismo da Assembleia Legislativa realizou uma reunião, na tarde desta terça-feira (17), a fim de discutir caminhos e ações para a melhoria e o fortalecimento da segurança turística do Estado. Participaram do encontro representantes das polícias civil e militar, bem como de órgãos estaduais e municipais, além de entidades da sociedade civil ligadas ao tema.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar do Turismo, deputado Luiz Eduardo (SDD), “o objetivo da reunião é receber sugestões e encontrar soluções para proteger a cadeia produtiva mais importante do Estado, que é o Turismo”.

“O nosso setor gera mais de 70% dos empregos formais do RN e representa 35% do PIB estadual. Não somos um Estado industrializado, então temos que cuidar muito bem do nosso Turismo. E como a alta estação está próxima, precisamos unir forças e contribuir com o planejamento das Forças de Segurança do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou.

Luiz Eduardo citou também algumas reivindicações de trabalhadores e empresários do setor turístico do Rio Grande do Norte.

“Uma das dificuldades relatadas se refere ao longo período que os turistas enfrentam para realizar um Boletim de Ocorrência, às vezes perdendo seu dia de lazer e deixando de consumir em nosso Estado. Então, uma sugestão seria a criação de um escritório executivo da Polícia Civil exclusivamente para isso, perto do posto policial que fica na Via Costeira, já que 80% dos turistas que vêm para cá ficam hospedados em Ponta Negra”, disse.

A respeito do assunto, o delegado e diretor da Polícia Civil da Grande Natal, Joacir Rocha, explicou que já existem algumas delegacias que servem aos turistas: uma especializada, chamada Deatur, e outras que são distritos policiais e também podem atendê-los.

“Os turistas têm a opção de fazer o B.O. on-line ou presencial, com muitas alternativas em Ponta Negra. Temos a 10ª Delegacia de Polícia, que fica no bairro, e a própria estrutura da Deatur, há o Posto Avançado de Boletim de Ocorrência, na Central do Cidadão. A intenção é justamente agregar a realização desses boletins e acelerar o processo, já que um B.O. bem feito demora de 20 a 30 minutos. Durante o verão, nós ainda colocamos vans e ônibus em pontos estratégicos, a fim de facilitar o atendimento da Polícia à população. Talvez o que esteja faltando seja uma maior divulgação. E, com relação à sugestão apresentada, nós podemos estudar a possibilidade para saber se é uma solução plausível”, detalhou.

Para a representante do Sindetur/RN (Sindicato das Empresas de Turismo do RN), Deca Bolonha, “é muito complicado que as delegacias funcionem apenas nos dias de semana e em horário comercial, das 8h às 18h”.

“A nossa maior necessidade é justamente aos finais de semana e no período noturno, que é quando há a maioria das ocorrências. Então, nós ficamos totalmente sem apoio. E tem postos que foram informados aqui que nós nem sabíamos que existiam. Por isso, eu acho que é necessária uma maior comunicação com o trade turístico, para que possamos informar e prestar um melhor apoio aos nossos turistas”, acrescentou.

A prefeita de Baía Formosa, Camila Melo, contou que em outubro do ano passado o seu município foi atacado, mas destacou que foi prontamente atendida tanto pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Araújo, quanto pelo Comandante-Geral da PM/RN, Coronel Alarico.

“Graças a Deus Baía Formosa tem hoje a cobertura da Polícia Militar e, após a chegada da Polícia Civil, investigando e emitindo os Boletins de Ocorrência, a cidade melhorou bastante a sua segurança. Além disso, neste verão nós teremos um reforço, pelo qual eu já agradeço. Nós temos trabalhado muito no apoio à nossa população, para que não falte segurança. Apesar de termos só uma entrada e saída por terra, nossa cidade possui uma grande costa, além de fazer divisa com outros municípios e a Paraíba. Portanto, nós precisamos de um auxílio maior da Polícia de Trânsito, para nos ajudar no controle dos veículos 4×4, por exemplo. Por fim, eu quero frisar que todos nós que fazemos parte do segmento do Turismo precisamos nos unir para fortalecer cada vez mais a Segurança do nosso Estado”, enfatizou.

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN, Coronel Araújo, destacou que o problema de infraestrutura e de viaturas para a Segurança Pública do Estado é antigo, mas que recentemente a corporação recebeu reforços.

“Após os ataques de março deste ano, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, esteve no RN e alocou recursos da União para a nossa infraestrutura. Então, na nossa próxima ‘Operação Verão’, as forças de Segurança terão uma estrutura diferenciada, porque nós locamos 300 novas viaturas, 200 para a Polícia Militar e 100 para a Polícia Civil, que já estão sendo distribuídas. Além disso, nós fizemos a aquisição de duzentas viaturas. Também compramos mais 50 veículos descaracterizados, para auxiliar na investigação da Polícia Civil e na parte de Inteligência da PM. Ademais, o Corpo de Bombeiros está sendo fortalecido com a compra de novos veículos para o seu atendimento específico”, informou.

Ainda de acordo com o secretário, serão 550 novos veículos à disposição dos policiais.

“Isso significa que toda a área de potencial interesse turístico, nos 400 km de litoral do RN, vai ter um veículo novo para proteger a população. Mas isso não vale apenas para a ‘Operação Verão’. As áreas mais urbanas, obviamente, também serão beneficiadas”, garantiu.

A respeito da sugestão de se trocar os veículos Duster da Polícia Militar por caminhonetes 4×4, nas regiões de praia, o Comandante-Geral da PM/RN, Coronel Alarico, disse que a mudança fica inviável do ponto de vista econômico.

“Os custos de aquisição e manutenção das caminhonetes são muito mais elevados que os de um veículo Duster. Além disso, já ficou comprovado que o Duster é o carro ideal para ser utilizado pelas forças de segurança, pela sua economia e devido à sua mala, que pode abrigar os infratores de maneira que se respeite os Direitos Humanos”, explicou.

Ainda segundo o comandante da Polícia Militar, a instituição está em processo de substituição dos antigos veículos “Gol”.

“O pregão já será na próxima sexta-feira. Quando eu assumi o comando, nós só tínhamos 28 caminhonetes e 170 gols. Atualmente, nós temos 70 gols e 89 caminhonetes. Isso foi feito para que pudéssemos dar uma maior assistência para a população, com viaturas 4×4”, detalhou.

A respeito dos concursos realizados para a corporação, o Coronel Alarico falou que, desde que assumiu a corporação, já foram convocados 1.323 policiais militares.

“Em 2020, foram 1000 policiais. Depois, 297. Após isso, mais 15 e mais 11. E agora a governadora Fátima autorizou a chamada de mais 1.158 aprovados. O curso começará agora, em 30 de outubro, e vai até outubro do ano que vem. Portanto, esses novos PMs só estarão nas ruas, estagiando, em outubro de 2024. A partir daí, eles serão distribuídos entre os 167 municípios do Estado, como fizemos em 2021”, acrescentou.

A Secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares da Silva, definiu-se como “fiel escudeira da Segurança Pública, pois quando um turista escolhe uma cidade para visitar, cria-se a obrigação de prestar para ele o melhor serviço, seja ele qual for. E para qualquer um deles a segurança é essencial”.

“O turista, quando escolhe uma cidade para curtir com sua família ou amigos, quer ter a melhor experiência e lembrança possível. Então, é essencial que nós proporcionemos o que há de mais qualificado no nosso município”, frisou, agradecendo o apoio do Governo do Estado e das entidades da Segurança Pública do RN.

Janielle da Silva afirmou ainda que fica muito feliz por já existir o planejamento da “Operação Verão”, mas destacou que “é preciso lembrar que a Segurança é crucial o ano inteiro. A gente pode organizar o melhor evento, com as melhores atrações, mas se não houver segurança, ele será um fracasso”, garantiu.

Ao final da reunião, o parlamentar Luiz Eduardo disse que é importante não apenas cobrar ações da Polícia Militar, mas também ajudar a corporação, prestando apoio no que for preciso.

“E eu também quero lembrar a importância de todo o trade turístico do Estado possuir as informações das delegacias de plantão da Polícia Civil, para que repasse aos turistas que necessitarem realizar Boletins de Ocorrência”, complementou.

Finalizando a reunião, o presidente da Frente Parlamentar do Turismo agradeceu às instituições e a todos os agentes de Segurança Pública do nosso Estado, “pois eles ajudam a tornar o trabalho turístico muito mais eficaz e produtivo”.

“E, o que nós pudermos fazer para ajudá-los, vocês podem falar. Nós sempre iremos correr atrás do que for possível para aumentar a segurança dos norte-rio-grandenses e também dos que vêm para cá nos visitar”, concluiu.