Encontro nacional que discute aplicação de recursos na Lei Rouanet acontece em Natal

RN recebe encontro nacional que discute aplicação de recursos financeiros na Lei Rouanet — Foto: Carmem Felix
RN recebe encontro nacional que discute aplicação de recursos financeiros na Lei Rouanet — Foto: Carmem Felix

Por g1 RN — A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) promove em Natal, a partir desta terça-feira (17), um encontro nacional com agentes culturais, empresários e gestores culturais para debates sobre a aplicação de recursos da Lei Rouanet no país. Para participar é necessário se inscrever em formulário online.

O evento, que é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Governo do Estado, está sendo realizado no Complexo Cultural da Rampa, na Zona Leste de Natal, com representantes de todo o estado. É a primeira vez que a reunião acontece de forma itinerante, sem ser em Brasília, na Distrito Federal.

Na programação, que vai até a quinta-feira (19), estão previstas palestras sobre temas como o incentivo fiscal federal, fomento direto e os mecanismos estaduais de fomento à cultura, além de oficinas e encontros setoriais. A abertura do encontro aconteceu na manhã desta terça-feira.

Segundo a secretária Mary Land Brito, o encontro do CNIC representa uma ferramenta de fomento da cultura potiguar, onde os diversos grupos artísticos terão a oportunidade de dialogar sobre as demandas de projetos, participar de oficinas, receber orientações detalhadas sobre a Lei Rouanet e, principalmente, encontrar-se com os comissários da CNIC.

“A itinerância da CNIC em Natal é muito importante. Primeiro, porque dialoga com a necessidade do Estado de conhecer mais sobre o financiamento e como escrever projetos. Infelizmente, o Rio Grande do Norte é um dos estados do nordeste que tem menos projetos inscritos na Lei Rouanet”, detalhou Mary Land Brito.

O encontro em Natal, que tem por objetivo permitir uma maior aproximação entre agentes culturais e comissários do Ministério, faz parte de um novo projeto com reuniões da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura em todas as regiões do país, sendo uma por ano em cada região a partir de 2024.

Na programação também está agendado um encontro com empresários para apresentar o potencial da Lei Rouanet, e esclarecer dúvidas sobre o mecanismo de incentivo fiscal para estimular a utilização, especialmente em ações culturais do estado.

Auditório do Complexo Cultural Rampa

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição.

?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado