Descubra como foi a observação do eclipse solar em Caicó com professores e pesquisadores de astrofísica

Segundo o professor, a escolha de Caicó como local de observação foi estratégica e baseada em meses de estudo. — Foto: Reprodução

Entusiastas da astronomia, professores e pesquisadores de astrofísica se reuniram ontem (14) na cidade de Caicó, para observar o raro fenômeno do eclipse solar anular. O evento astronômico, que ocorre quando a lua passa diante do sol, criando um “anel de fogo” no céu, atraiu olhares de todo o Brasil. Com base nas informações fornecidas por José Dias do Nascimento Júnior, astrofísico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi noticiado que a cidade, localizada na região Seridó do Rio Grande do Norte, seria uma das melhores do país para observar o evento. Hoje (15), o professor enfatizou que a escolha de “Caicó foi um grande acerto”.

Segundo o professor, a escolha de Caicó como local de observação foi estratégica e baseada em meses de estudo. Ele ressaltou que o céu limpo e azul de Caicó proporcionou uma observação excepcional, enquanto em outras regiões, como Natal e Parnamirim, nuvens impediram a visão perfeita do eclipse.

Estudamos por meses. Decidimos em abril de 2023 que viríamos para Caicó. Eu particularmente achei bastante perigoso impulsionar um evento próximo da praia nestes meses que a quantidade de dias úmidos é tão alta. A prova foi a qualidade das imagens de Natal quando comparadas com as nossas. Caicó realmente se concretizou como um bom lugar”, José Dias do Nascimento Júnior, astrofísico e professor da UFRN.

O grupo de observadores estava composto por nove pesquisadores da área de astrofísica, incluindo dois professores astrofísicos: José Dias e Jefferson Soares da Costa. Além disso, a expedição contou com a participação da Professora Camy Condon, uma pesquisadora americana de Los Alamos, EUA.

Questionado sobre os benefícios da expedição, o Professor José Dias explicou que ela contribuirá para aprimorar as estratégias de observação da UFRN, que atualmente está construindo um observatório astronômico.

“Temos um observatório astronômico na UFRN (em construção) que reunirá estudos em astronomia/astrofísica. Desde pesquisa, passando por extensão e ensino.Tecnicamente, mapeamos um sítio de grande valor observacional no Seridó”.

Atualmente o observatório Astronômico da UFRN conta com um telescópio Meade LX200 em uma montagem Losmandy Gemini System em operação desde 2004. Este telescópio é um dos maiores telescópios em operação no Norte-Nordeste do Brasil e faz parte da rede nacional de telescópios do projeto “Telescópios na Escola”.

A expedição também mapeou um local valioso para observações astronômicas no Seridó, em Caicó. As imagens coletadas servem como métrica da qualidade do céu e podem impulsionar o turismo científico no Rio Grande do Norte. Este esforço faz parte do projeto do (Micro) Observatório Astronômico (MOA-UFRN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O POTI