‘Reinventando Denise’: Ilustrador potiguar lança romance ambientado em Natal e Pipa neste sábado (7)

Livro de Aureliano Medeiros — Foto: Divulgação
Livro de Aureliano Medeiros — Foto: DivulgaçãoAureliano Medeiros, autor da obra — Foto: Divulgação

Por g1 RN — O ilustrador potiguar Aureliano Medeiros lança neste sábado (7), no Mahalila Café e Livros, em Lagoa Nova, em Natal, o romance Reinventando Denise. O evento está marcado para iniciar às 16h30.

O livro foi escrito e desenhado por Aureliano Medeiros e será lançado pela Companhia Editora Nacional.

O romance é ambientado entre Natal e Pipa e o enredo faz refletir sobre a dificuldade que o natalense tem de conservar seus patrimônios históricos e heranças culturais.

Aureliano, que reúne alguns milhares de seguidores no perfil “Oi Aure” no Instagram, retorna à ficção pela primeira vez desde Madame Xanadu, seu livro de estreia.

Em Reinventando Denise, ele conta a história de uma influenciadora digital natalense que, depois de longa temporada em São Paulo, volta para o RN na intenção de reconstruir as relações que tinha antes de se mudar para a capital paulista. Diferente de Xanadu, a trama é alegre e divertida.

Reinventando Denise traz paisagens potiguares, como o café/sebo Mahalila e os cenários paradisíacos da praia de Pipa, com a Praia do Amor, a badalada Avenida Baía dos Golfinhos e os olhos atentos dos desenhos de Rafa Santos. O sotaque também garante um identidade para o leitor potiguar.

Com capa e ilustrações também criadas por Aureliano, Reinventando Denise mistura, em sua visualidade, a xilogravura da literatura de cordel, os desenhos animados dos anos 1920, A Tábua de Esmeralda de Jorge Benjor e o cartum brasileiro dos anos 80.

“A personalidade descompassada e autêntica de Denise, as referências artísticas que consegui imprimir e, sobretudo, a ambientação em Natal faz dessa obra um veículo do meu coração. Espero que os leitores locais se identifiquem e, aos outros, desejo que sintam o ritmo da minha cidade”, enfatiza Aureliano.

Aureliano trabalha com ilustração e escrita há 10 anos e ficou conhecido nas mídias sociais por seus cartuns autobiográficos sobre questões de saúde mental, corpo e cotidiano. Seu primeiro livro, Madame Xanadu, foi publicado em 2015 pela potiguar Editora Tribo e reeditado em 2021, para a Companhia Editora Nacional. Além dos romances, Aureliano publicou ainda a coletânea de cartuns Mercúrio Cromo (2017), as narrativas visuais O menino que desaprendeu a chorar (2019), A viagem do barco azul (2021) e o infantil Onde foi a Dona Pata? (2023). Reinventando Denise é seu sétimo livro.

Serviço

?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado