Ancestralidade dos Mestres de Tradição inspira Conexão Felipe Camarão nas comemorações dos seus 20 anos

Na programação, uma série de apresentações e participação especial de convidados e da Escola de Música da UFRN. — Foto: Divulgação
Na programação, uma série de apresentações e participação especial de convidados e da Escola de Música da UFRN. — Foto: Divulgação

O projeto Conexão Felipe Camarão está completando 20 anos de atuação na Zona Oeste de Natal, e lançou, em comemoração às duas décadas de existência, o livro “Rabecas e Bailados – O som encantado de Felipe Camarão”. A obra, inspirada pela cultura ancestral dos Mestres de Tradição que compõe os Patrimônios imateriais do Território, foi apresentada neste mês de setembro, em evento especial realizado na Casa de Saberes Conexão Felipe Camarão, sede do projeto. Na programação, uma série de apresentações e participação especial de convidados e da Escola de Música da UFRN.

A integração de manifestações culturais locais para festejar a diversidade e riqueza de nossa cultura estará presente na programação, abrindo espaços para falas, escutas e afetos, juntando pessoas, pensamentos e fazeres, assim será o encontro.

Durante o evento, aconteceram apresentações musicais do Orquestrim, do Conexão Felipe Camarão, do Auto do Boi de Reis, da Escola Estadual Clara Camarão, e também a participação da Escola de Música da UFRN, parceira do projeto, com o Quinteto Tabilo.

O Livro

“Rabecas e Bailados – O som encantado de Felipe Camarão” reúne registro fotográfico, composições musicais inspiradas e produzidas por alunos do Conexão Felipe Camarão, além de toda inspiração que a comunidade de Felipe Camarão permite. A tecnologia está presente nas páginas, quando permite a leitura através de QR Code sobre os depoimentos, música e base percussiva de cada publicação. Com quase 100 páginas, o livro tem o prefácio assinado pelo professor da UFRN, Fabio Presgrave, apresentação escrita por Vera Santana, coordenadora geral do Conexão, além do Posfácio de Jaqueline Moll.

As ações do Conexão Felipe Camarão têm o patrocínio da NeoenergiaCosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto. A realização é da Associação Companhia Terramar, com o apoio da Rede de Educadores de Felipe Camarão, da Escola de Música da UFRN e Escola2030.

Vale conhecer o Projeto e toda sua arte! Acesse @conexaofelipecamaraooficial