Manchas de óleo são encontradas por banhistas em praia do litoral Sul do RN

Manchas de óleo são encontradas por banhistas em praia do litoral Sul potiguar — Foto: Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Nísia Floresta)

Por Inter TV Cabugi e g1 RN — Banhistas da praia de Camurupim, em Nísia Floresta, no litoral Sul potiguar, foram surpreendidos na manhã deste sábado (23) por manchas de óleo na faixa de areia da praia. O caso foi confirmado pela prefeitura de Nísia Floresta. A Defesa Civil do município foi enviada ao local para recolher os materiais para análise.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Nísia Floresta, os resíduos foram encontrados em uma faixa de areia de aproximadamente 400 metros de extensão. Ainda segundo a pasta, a limpeza começou no início da tarde, mas novas manchas foram encontradas ao longo do dia.

Além da Defesa Civil, equipes da Marinha do Brasil e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) também estiveram na região para recolher os elementos para análise.

Segundo Bismarck Sátiro, secretário adjunto de Meio Ambiente e Urbanismo e coordenador da Defesa Civil do município de Nísia Floresta, as manchas encontradas neste sábado em Camurupim são diferentes das pelotas de óleo recolhidas em outros momentos nas praias do Rio Grande do Norte e de outros estados do Nordeste.

“É um óleo novo, totalmente diferente daquele encontrado recentemente nas praias, é até mais fácil de pegar porque ele gruda. A operação continua neste domingo. Coletamos muitos quilos, mas essa pesagem só será feita na segunda-feira”, disse.

Em contato com o secretário Bismarck Sátiro neste domingo (24), ele informou ao g1 RN que a equipe de limpeza da prefeitura concluiu a retirada dos resíduos e que a praia está em condições para banho. O município está com um grupo de monitoramento de plantão em caso de novas aparições destes resíduos.

Procurado pela reportagem da Inter TV Cabugi, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) informou que somente com a análise dos materiais apreendidos será possível confirmar se as manchas encontradas neste fim de semana possuem alguma relação com as manchas encontradas no litoral potiguar nos anos anteriores.

No RN, a última vez que o IDEMA coletou manchas de óleo em praias aconteceu em setembro de 2022. A Prefeitura de Natal recolheu, na ocasião, cerca de 18 quilos de resíduos.