Audiência Pública comemora 39 anos da União da Juventude Socialista

A deputada Divaneide Basílio, propôs Moção de Aplausos e Congratulações para o grupo. — Foto: Eduardo Maia

Às vésperas de completar 39 anos de existência, a União da Juventude Socialista recebeu homenagem do mandato da deputada Divaneide Basílio (PT), que propôs audiência pública na Assembleia Legislativa para enaltecer a e relembrar a importância que a UJS teve para o país ao longo das quase quatro décadas de fundação. A deputada, inclusive, propôs Moção de Aplausos e Congratulações para o grupo.

A UJS surgiu no dia 22 de setembro de 1984, durante a campanha das Diretas Já. O movimento é composto por jovens, estudantes, trabalhadores, esportistas, pesquisadores, agentes culturais e intelectuais que atuam em vários setores e espaços da sociedade. Criada como associação civil sem fins lucrativos, a UJS se define como uma organização “juvenil, ampla, política e socialista”, que politicamente através do movimento juvenil. O grupo defende e apresenta o socialismo como “único sistema capaz de ser alternativa ao capitalismo no Brasil”.

Na audiência, que foi proposta em parceria entre a deputada Divaneide Basílio e a vereadora de Natal Júlia Arruda (PCdoB), dezenas de representantes do Poder Público e de órgãos que representam a juventude e o movimento estudantil compartilharam as experiências vividas dentro da UJS.

“A UJS tem protagonismo na defesa dos direitos da sociedade brasileira como a luta do voto aos 16, o Fora Collor, a Meia Entrada, os 10% do PIB para educação, entre outras, sempre com o mesmo objetivo de melhorar a vida da juventude e do povo brasileiro, que também é o compromisso do nosso mandato”, disse Divaneide Basílio.

Já Júlia Arruda disse que a audiência foi uma oportunidade de reconhecer e valorizar o trajetória de um movimento formado por jovens que, para ela, depositam suas esperanças no futuro do país e fazem a sua parte para que os sonhos da juventude possam se tornar realidade.

“São muitas pautas e lutas que nos unem. Vocês são fundamentais para a construção desse novo país. Vivemos momento de sintonia para a reconstrução de um país do tamanho dos nossos sonhos”, disse Júlia Arruda.