Assembleia comemora 76 anos das Rocas e 60 anos da E. E. Padre Monte

Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. — Foto: Eduardo Maia

A tarde desta segunda-feira (18) foi de festa para um dos mais tradicionais bairros de Natal. Por iniciativa do mandato do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou Sessão Solene em alusão aos 76 anos do bairro e aos 60 anos da Escola Estadual Padre Monte, que funciona nas Rocas.

Contando com a participação também da deputada Eudiane Macedo (PV), a solenidade rememorou a história do bairro das Rocas. O bairro teve início de povoamento em meados de 1880. Primeiramente, o historiador Luiz Câmara Cascudo nomeou de “Ilha de Montenegro”, em 1956. Em seguida, devido à quantidade de pescadores que chegaram à região (1980), teve seu nome alterado para “Atol das Rocas”, que era bastante famoso devido à sua boa área para a pesca. Segundo Cascudo, deu-se o nome, pois os pescadores pescavam nas águas do atol e denominaram as Rocas como “a morada em terras firmes”.

Celebrado anualmente no em 3 de Setembro, o dia das Rocas foi instituído em 2010 no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de Natal por uma Lei de autoria do então vereador Ubaldo Fernandes, em homenagem ao dia em que o ex-morador do bairro e ex-presidente Café Filho assumiu a presidência da República.

“Cada vez acredito que esse bairro é mais do que um lugar. É um estado de espírito. Posso dizer com toda segurança que foi aqui que vivi os momentos mais significativos da minha história. Do lar que me acolhe e descanso e renovo minhas energias para as lutas diárias, às caminhadas e emoções a cada vitória e até mesmo nas derrotas. Aqui, encontro calor humano, afeto e incentivo para continuar lutando pelo que acreditamos: uma vida melhor pra todos”, disse Ubaldo Fernandes, em seu discurso.

Natural de Tangará, no interior potiguar, Ubaldo Fernandes enalteceu que se considera um “canguleiro de corpo e alma”. “Foi neste bairro que escolhi viver e constituir família, quando cheguei de Tangará. Desde que comecei minha caminhada trabalho para melhorar a qualidade de vida na região. E nosso bairro tem muito a comemorar, principalmente nos últimos anos com a conquista de vários investimentos públicos que cobramos, articulamos e realizamos”, disse o deputado.

Na solenidade, 10 personalidades de áreas distintas foram homenageadas pelo Poder Legislativo. Em comum, boa parte dos homenageados tinham a passagem pelas Escola Estadual Padre Monte, que é responsável pela formação acadêmica e pessoal de boa parte da população do bairro. E foi isso que enalteceu o diretor da escola, Rodrigo Pereira Capistrano. Para ele, a educação vai além do que ensinam os livros.

“A gente fica impressionado com a imensidão de carinho por parte dos moradores, discursos de saudade e orgulho dos ex-alunos. A escola fez a diferença na vida da população das Rocas e, por lá, seguimos defendendo uma educação afetiva, fazendo com que os educadores sejam intérpretes de sonhos”, disse.

Para Ubaldo Fernandes, as Rocas são o retrato de um povo trabalhador e ao mesmo tempo com uma sede de viver imensa, “com uma alegria contagiante expressada nos seus diversos movimentos culturais, esportivos, religiosos”. “E é com esse sentimento de gratidão que comemoramos mais um aniversário das Rocas”, finalizou Ubaldo Fernandes.