Audiência na Assembleia Legislativa discute projeto que institui Dia do Corregedor no Brasil

A discussão foi proposta pelo deputado federal Benes Leocádio (União Brasil). — Foto: Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sediou, na tarde desta segunda-feira (11), uma audiência pública para discutir a importância da função do corregedor no Poder Público. A discussão foi proposta pelo deputado federal Benes Leocádio (União Brasil), que apresentou projeto de Lei na Câmara dos Deputados que institui o Dia Nacional do Corregedor, a ser comemorado anualmente em 3 de dezembro. A realização da discussão cumpre obrigação do regimento do Parlamento Federal.

Contando com a participação dos deputado Tomba Farias (PSDB) e Luiz Eduardo (Solidariedade), a discussão reuniu corregedores de diversos poderes. Estiveram presentes o conselheiro e corregedor do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Alves; o desembargador e corregedor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Gilson Barbosa; a promotora e corregedora do Ministério Público, Iadya Gama; além do corregedor da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado, Bruno Saldanha, do presidente do TCE, Gilberto Jales, e do vice-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Edílson de Souza. O deputado federal e corregedor da Câmara dos Deputados, Domingos Neto, participou de maneira virtual.

Na justificativa da proposta, o deputado Benes Leocádio enalteceu o papel do corregedor, que tem por missão investigar, apurar e identificar infrações funcionais e mesmo atos ilícitos praticados por agentes públicos. No entendimento do deputado, ao prevenir e reprimir desvios, as diversas corregedorias do país garantem um ambiente de respeito à lei, em que os servidores e empregados do governo são protegidos do convívio com situações de improbidade, fortalecendo, assim, o controle interno de cada órgão e entidade, e auxiliando no combate à corrupção.

“É importante ponderar que, desde a época dos Governadores Gerais, no período colonial, quando o Brasil era regulado pelas Ordenações Filipinas, já havia a função corregedora dos juízes. Todavia, foi somente com a chegada do Império que as atividades correicionais foram regulamentadas no país, inicialmente pelo art. 26 da Lei n. 261, que data de 3 de dezembro de 1841; motivo pelo qual foi escolhida”, justificou Benes Leocádio, afirmando ainda que a criação de um Dia Nacional do Corregedor ajuda a “dar maior reconhecimento e valorização à tão nobre missão”.

O corregedor do TCE, Paulo Roberto Alves, enalteceu a proposta de Benes Leocádio. Para ele, nos dias atuais a função do corregedor tem sido ainda mais demandada e, por isso, a valorização será positiva também para o esclarecimento da população sobre a função que os corregedores têm nos órgãos em que atuam.

“Corregedor tem papel muito grande. Hoje em dia, tudo hoje é notícia, é irradiado imediatamente. Aí o corregedor é chamado para mediar e analisar e, muitas vezes, ter que intervir em casos diversos. Quando for criado, esse dia vai simbolizar uma bandeira, um trabalho, uma luta das corregedorias do Brasil, não somente dos TCEs, mas do Brasil. Temos o Dia do Ouvidor e teremos também o dia do Corregedor”, comemorou.

O entendimento é semelhante ao do corregedor do TJRN, Gilson Barbosa. Para o desembargador, é preciso que se difunda a importância do papel dos corregedores e, ainda, que se definam padrões para serem seguidos no trabalho em todo o país, especialmente no Judiciário.

“É preciso que se aprofunde mais, não somente com o Dia do Corregedor, mas (discutindo) sua própria estrutura no sentido político e administrativo, que precisa ser modificada e ampliada. Há estados mais evoluídos que os outros e é preciso que ocorra uma troca de experiências para que tenhamos um padrão mínimo de funcionalidades”, avaliou.

Já para Domingos Neto, deputado federal pelo Estado do Ceará e corregedor da Câmara dos Deputados, o papel de corregedor é extremamente importante e muito difícil de ser cumprido. “Não é papel fácil. Ter a obrigação de cuidar e julgar colegas de carreira é papel muito difícil e sinto isso na pele. Exatamente por isso, que a atividade feita no Rio Grande do Norte deve ser aplaudida para se ampliar o papel das corregedorias”, avaliou.

Para o deputado Tomba Farias, a iniciativa de Benes Leocádio é importante para que a população conheça a função e que o próprio Poder Público valorize a função. “Corregedor tem uma função muito importante e que hora está sendo feito o reconhecimento. Por isso, parabenizo o deputado Benes Leocádio. Não é uma carreira que não é fácil e eu, particularmente, não aceitaria assumi-la porque tenho um coração muito grande”, brincou o deputado.

Agora, a matéria seguirá os trâmites na Câmara dos Deputados e será votada em plenário, para seguir à sanção presidencial, caso seja aprovada.