Número de mortos em terremoto no Marrocos passa de 2.000, diz governo

Com magnitude de 6,8, o terremoto é classificado como forte na escala de magnitude. — Foto: Said Echarif/Agência Anadolu via Getty Images
Com magnitude de 6,8, o terremoto é classificado como forte na escala de magnitude. — Foto: AL OULA TV
Com magnitude de 6,8, o terremoto é classificado como forte na escala de magnitude. — Foto: Photo by Said Echarif/Anadolu Agency via Getty Images

Da CNN* — O número de mortos no terremoto em Marrocos na sexta-feira (9) chegou a 2.012 pessoas, informou a TV estatal marroquina noite deste sábado (9), manhã de domingo no horário local, citando um comunicado do Ministério do Interior.

A contagem dos feridos aumentou para 2.059, incluindo 1.404 pessoas que estão em estado crítico, acrescentou.

Com magnitude de 6,8, o terremoto que partiu das montanhas do Alto Atlas, no Marrocos, na sexta-feira (8), foi o mais forte já registrado para a região em pelo menos 120 anos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A magnitude de 6,8 é classificado como forte na escala Richter, de acordo com o órgão.

Terremotos deste tamanho na região são incomuns, segundo o serviço norte-americano, mas não inesperados. Desde 1900, foram nove terremotos com magnitude 5 ou superior desde 1900, mas nenhum deles chegou a alcança o 6.

O epicentro do abalo, a 18 quilômetros de profundidade, fica a cerca de 70 quilômetro do popular centro turístico e econômico de Marrakech, e deixou um rastro de destruição nas cidades.

O tremor aconteceu pouco depois das 23h da sexta-feira, no horário local (19h em Brasília).

Benjamin Brown, membro da equipe da CNN que estava em Marrakech quando ocorreu o terremoto, descreveu as cenas como “absolutamente chocantes”.

Em conversa por telefone com a produção, Brown contou que as pessoas de desesperavam conforme compreendiam a magnitude do que tinha acontecido e dos próprios ferimentos.

Havia muitos edifícios parcialmente destruídos, alguns com os telhados arrancados e as janelas de vidro quebradas, de acordo com ele.

A TV estatal do país, Al Aoula, relatou que partes das muralhas históricas de Marrakech também foram danificadas.

As fortificações formam um conjunto de muralhas que circundam os bairros históricos de Marrakech e foram construídas no início do século 12.

Em ampliação.

*Com informações da Reuters e da CNN Internacional