Dom Jaime Vieira Rocha se despede da função de arcebispo de Natal com missa celebrada na catedral: ‘Missão cumprida’

Dom Jaime Vieira Rocha, bispo emérito de Natal. — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Celebração da última missa como arcebispo de Natal de Dom Jaime Vieira Rocha. — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Dom Jaime Vieira Rocha, de 76 anos, se despediu oficialmente da função de arcebispo de Natal com uma missa celebrada neste sábado (9) na Catedral de Natal.

Ele encaminhou o pedido de renúncia ao Papa Francisco em março de 2022, ao completar 75 anos, e teve o sucessor nomeado em julho deste ano: Dom João Santos Cardoso.

Ao todo, Dom Jaime Vieira Rocha liderou a Igreja Católica em Natal por 11 anos. Na despedida, neste sábado, que emocionou fiéis na Catedral de Natal, ele disse deixar a função com a “missão cumprida” e com um “sentimento de gratidão”.

“É um sentimento de gratidão. Este é um momento da minha vida: são 27 anos de episcopado, passando pela graça e o enriquecimento de três igrejas, Caicó, Campina Grande e agora Natal”, disse o arcebispo.

“Só tenho a agradecer. Me sinto muito tranquilo, sereno, em paz e com o sentimento de missão cumprida”.
Natural de Tangará, no interior do Rio Grande do Norte, Dom Jaime Vieira Rocha atualmente já é considerado arcebispo emérito, podendo celebrar missas, mas não toma mais as decisões da Igreja Católica em Natal.

O novo arcebispo de Natal, o baiano Dom João Santos Cardoso, tomará posse no dia 7 de outubro. Essa será a primeira vez em 68 anos que o Arcebispo de Natal não será um potiguar.

Para Dom Jaime Vieira Rocha, ao longo de mais de uma década foi possível ver os processos e enfrentar os desafios junto com a Igreja Católica.

“A igreja caminhando com o tempo, com a história, com seus desafios, mas muito fiel ao cumprimento da missão, a palavra de Deus, ao evangelho e à confiança no nosso Senhor”, disse.

Como legado, ele acredita que deve muito ao que chama de “colaboradores competentes e dedicados”.

“Muito positivo tudo aquilo que nós conseguimos com a ajuda dos nossos colaboradores competentes e dedicados, não só do ponto de vista pastoral, mas diversas atividades, conquistas, realizações. Vivemos intensamente a todos os momentos fortes da vida da igreja”, disse.

“Ficamos muito felizes, com as conquistas não só pastorais, mas administrativas, financeiras”.

Como arcebispo emérito, ele quer agora viver mais “livre” das responsabilidades da igreja. “Devo viajar um pouco, sair, experimentar e me adaptar um pouco ao tempo de mais tranquilidade”, disse.

Com a despedida de Dom Jaime Vieira Rocha, a Igreja de Natal passa a ser a única do Brasil com três bispos eméritos. Além dele, tem Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macedo.

Por g1 RN