Jardim do Seridó comemora seus 165 Anos de Emancipação Política do Município

Parabéns à todos, que fizeram e continuam fazendo parte dessa historia! — Foto: AZ Drones

A cidade de Jardim do Seridó, estado do Rio Grande do Norte, comemora nesta sexta-feira, dia 1º de setembro de 2023, o Dia da Emancipação Política.

Em 1º de setembro de 1858, pela Lei nº 407, o povoado de Conceição passou a município com a denominação Vila do Jardim ao ser desmembrado de Acari. Em 27 de agosto de 1874, de acordo com a Lei nº 703, para diferenciar de Jardim de Angicos, o município passou a ser chamado de Jardim do Seridó.

São 165 anos de história e memória! Parabéns Jardim do Seridó! Parabéns à todos, que fizeram e continuam fazendo parte dessa historia!

https://www.instagram.com/reel/CwolOiqgUDe/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

MAIS SOBRE A HISTÓRIA

No final do século XVII, com o objetivo específico de reprimir a volta dos índios Cariris, uma expedição chegou ao território, marcando a presença do homem branco em área indígena. O povoamento da região só ocorreu algum tempo depois com a chegada de Antônio Azevedo Maia Júnior, nos idos de 1770, que se tornou o novo proprietário da fazenda que comprou ao Sargento Mor Alexandre Nunes Mautez e deu-lhe o nome de Fazenda Conceição.

Ao falecer em 1822, Antônio Azevedo Maia Júnior deixou uma grande descendência e nessa época a comunidade Conceição já estava alcançando desenvolvimento de povoado. Em abril de 1853, foi instalada uma escola e em 1856 passou a ser freguesia de Nossa Senhora da Conceição.