Zenaide recebe e homenageia estudante potiguar selecionada no programa “Jovem senador”

Caelis é aluna da Escola Estadual Teônia Amaral, do município de Florânia. — Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) recebeu pessoalmente e homenageou diretamente da tribuna, em sessão solene do Senado nesta terça-feira (22), a estudante Caelis Eduarda Silvério da Silva, primeira colocada estadual do Rio Grande do Norte no programa Jovem Senador 2023.

Caelis é aluna da Escola Estadual Teônia Amaral, do município de Florânia, e terá uma experiência única no Congresso Nacional: o programa proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal conhecimento e vivência presencial acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

“Esses meninos e meninas que nos visitam hoje, neste lindo projeto do Jovem Senador, podem estar sentados nestas cadeiras amanhã, podem ocupar a Presidência deste Senado Federal, a Presidência da República, o comando de grandes empresas, ou escolher profissões em que estarão atendendo, quem sabe, a nós mesmos que estamos aqui hoje, a nossos netos e bisnetos. Quero aqui saudar e dar meu abraço fraterno e cheio de admiração à jovem Caelis”, afirma Zenaide.

Como integrante da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que é o colegiado que primeiro analisa os projetos de lei propostos pelos jovens senadores, a senadora reforça a disposição de diálogo sobre novas propostas e enfatiza aos alunos de todos os Estados da federação presentes: “Meus amigos e minhas amigas jovens, quem sabe futuros parlamentares: bebam desse aprendizado nesta Casa. Saibam que o Congresso é a casa de vocês, que estamos aqui para lutar pela dignidade do nosso povo”.

A senadora também ressalta que o país derrotou ditaduras e, com isso, cada cidadão reconquistou o direito de liberdade de expressão sem ser torturado ou morto. Aos alunos, a parlamentar reforça ser a democracia o melhor terreno para semear direitos, igualdade, justiça social e desenvolvimento sustentável. “Aqui neste Senado, vocês, alunos de todo o Brasil, têm voz não só para propor e opinar, mas para nos criticar. O silêncio surdo e obediente das ditaduras não nos interessa como nação”, pontua a senadora.

Zenaide ainda prega que os jovens senadores não demonizem a política. E sustenta que o voto direto e secreto é arma valiosa para mudar o estado das coisas. “Entrem em um partido político, conversem com seus pais, estejam atentos aos seus direitos! Quando abrimos mão de votar, de acompanhar o noticiário, de fiscalizar o poder político, estamos lavando as mãos e deixando o Estado brasileiro na mão das piores intenções”, alerta.

A senadora também estende as homenagens à professora Judileide Silva Morais de Azevedo, que acompanha a aluna Caelis na programação do programa Jovem Senador. “Foi desta mesma Escola Estadual Teônia Amaral que veio a jovem senadora do ano passado, a Nicolle, a quem também mando meu abraço de carinho. Esta, aliás, é mais uma razão para parabenizar a escola e a professora orientadora, Judileide, que também orientou a jovem senadora no ano passado”, disse Zenaide.

A senadora reforça sua convicção de que nada empodera mais um país e um jovem líder do amanhã do que o conhecimento, a Educação e a informação. “E vocês aqui hoje são prova disso! Hoje este Senado e nós, senadoras e senadores, devemos mais ouvir do que falar. É a voz do povo que dirige os rumos da nossa nação. E nada melhor do que ouvir, acolher e entender o que pensam, sonham, querem os adolescentes e jovens que hoje estão aqui nos visitando e vão se tornar as lideranças do nosso país amanhã”, frisa.

Desafios das novas gerações

Neste ano, o projeto Jovem Senador tem 20 jovens senadoras e sete jovens senadores – uma maioria de mulheres que venceram um concurso estadual de redação para chegar ao Senado. Só quatro vieram de capitais. Os demais são estudantes de municípios do interior, incluindo Florânia, que fica a 220 km de Natal, aproximadamente.

O tema do concurso de redação do Jovem Senador deste ano foi saúde mental – outro desafio dos novos tempos e, em especial, para a juventude. Para Zenaide, a boa notícia é que hoje às pessoas estão mais conscientes sobre a necessidade de dar atenção a esse problema e buscar ajuda.

A parlamentar também assinala que a geração de jovens representada no programa tem desafios enormes, incluindo a emergência climática: “E é sempre um prazer ver a empolgação e o comprometimento desses estudantes com temas como Educação, Saúde e Meio Ambiente. E o foco no meio ambiente é certamente um ponto de não retorno. É a vida humana e do planeta que está ameaçada”.

A senadora também testemunha seu depoimento pessoal de quem venceu adversidades para chegar à política: “Sou filha de um pai e uma mãe que tiveram 16 filhos. E meu pai, com toda a sabedoria de um homem do sertão nordestino, já dizia que as filhas mulheres tinham que estudar. Com luta, me formei médica infectologista, e sempre exerci a medicina por amor ao ser humano”.

A parlamentar reforça olhar com esse mesmo amor os jovens estudantes no Senado: “Celebro essas sementes de esperança e de energia num futuro bom. Vejo em cada aluno e aluno os olhos dos meus netos, e reitero comigo mesma meu compromisso com minha consciência de deixar algo melhor para as gerações que vão me suceder. O lugar de vocês é onde vocês quiserem estar!”, emociona-se.