Zenaide reafirma voto contra a comercialização de plasma humano

Senadora denuncia mudança no texto original da PEC 10/2022. — Foto: Reprodução

Senadora denuncia mudança no texto original da PEC 10/2022, que antesproibia e passou a permitir pagamento por derivado do sangue

A senadora Zenaide Maia (PSD – RN) votará contra o substitutivo apresentado àProposta de Emenda à Constituição 10/2022, conhecida como “PEC do Plasma”.

A parlamentar esclareceu que seu apoio inicial à PEC se deu porque o textooriginal da proposta proibia todo tipo de comercialização de plasma humano.

“Assinei a PEC 10 porque, originalmente, era para melhorar as hemorredes e aHemobras, que processa 70% do plasma no país. Na hora que fizeram arelatoria, houve uma mudança permitindo a comercialização do plasma. A PECoriginal, determinantemente, proibia isso!”, explicou a senadora, em suas redessociais.

A PEC 10/2022, que traz regras para coleta e processamento do plasmahumano, é de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD – MT), tem como relatoraa senadora Daniella Ribeiro (PSD – PB) e está em análise na Comissão deConstituição e Justiça do Senado.

“Você pode até ser neoliberal, mas venderparte do sangue do povo brasileiro é, no mínimo, indecente! Por isso, vou votarcontra e vou fazer campanha contra!”, finalizou Zenaide