PSDB recebe hoje filiações de prefeitos, vices e pré-candidatos que serão abonadas por Eduardo Leite e Ezequiel

Evento “Diálogos Tucanos” vai reunir lideranças da capital e de todas as regiões do Estado. — Foto: Assessoria de Comunicação

O governador gaúcho Eduardo Leite, presidente nacional do PSDB, desembarca nesta sexta-feira (18) no Rio Grande do Norte, no início da tarde concede uma coletiva à imprensa no Versailles Recepções, que fica no bairro de Cidade Jardim. Ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, que preside os tucanos potiguares, ele abre o evento “Diálogos Tucanos RN”, que reunirá mais de 500 lideranças de todas as regiões do Estado.

“Passamos a semana mobilizando prefeitos, vices, vereadores e vários pré-candidatos que vão defender a bandeira do PSDB em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nossa missão é engrossar as fileiras do partido e continuar mostrando nossa força, ao lado dos deputados, que também sem eles não conseguiria fazer o sucesso que o PSDB tem hoje no Estado, no Nordeste e no Brasil”, frisa Ezequiel Ferreira.

Para os que duvidam que o PSDB volte a ocupar espaços relevantes de poder, Eduardo Leite cita exemplos de renascimento na política. “A gente precisa fortalecer o PSDB, porque o Brasil precisa de um partido que aponte um caminho com serenidade, com equilíbrio, com bom senso, que foque em atacar os problemas e não em atacar as pessoas. Nós estamos na política e política é atividade para fazer a vida das pessoas melhor e não para tornar a vida delas insuportável, numa guerra de uns contra os outros”, afirmou o governador do Rio Grande do Sul.

No RN, o PSDB vem recebendo reforços em Natal como o anúncio de filiações dos vereadores Klaus Araújo e Anderson Lopes, ex-Solidariedade. Além deles, o líder do prefeito na Câmara, Hermes Câmara (ex-PTB) e os vereadores Aldo Clemente (ex-PDT) e Herbert Sena (ex-PL) formaram hoje o time tucano. Em Mossoró, o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim também já anunciou a saída do Solidariedade e vai comandar a sigla no segundo maior colégio do Estado. Prefeitos, vices e pré-candidatos de várias cidades vão subir ao palco para assinar a ficha do partido que mais cresce no RN.

O objetivo do evento “Diálogos Tucanos” será sensibilizar as lideranças do PSDB e conclamar a todos para participar do processo de reconstrução do partido, que não passa apenas pelos líderes, mas por todas suas lideranças e filiados. O “Diálogos Tucanos” nasce como uma estratégia para fortalecer pautas e construir novas ideias. O objetivo desses eventos será ouvir as particularidades de cada região, para que o partido construa respostas sobre suas novas perspectivas de maneira coletiva e orgânica.

Executiva nacional das Mulheres conversará com as tucanas do PSDB Potiguar
Prefeitas, vices e pré-candidatas já se organizam para as Eleições 2024, em todas as regiões do Estado

A deputada federal Thelma de Oliveira, que também foi prefeita da Chapada dos Guimarães no Mato Grosso, chega ao Rio Grande do Norte para antes do evento grande, conversar com as prefeitas, vices, vereadoras e pré-candidatas que vão concorrer pelo PSDB Potiguar. Como vice-presidente nacional, viaja pelo Brasil e interioriza o segmento em vários municípios. Viúva de Dante de Oliveira, deputado constituinte que deu origem ao movimento das Diretas Já. Thelma é responsável pela grande capilaridade alcançada pelo PSDB Mulher nos últimos anos.

No Rio Grande do Norte, 53% do eleitorado é feminino. “Estatísticas oficiais do TRE/RN comprovam que por falta de opção em 2022, mais de 216 mil eleitores votaram branco e anularam o voto para deputado federal no Rio Grande do Norte. Só isso elegeria em qualquer chapa um representante em Brasília, das oito vagas que o nosso Estado tem direito. Para a Assembleia Legislativa, 204 mil pessoas foram para a fila votar, mas não escolheram nenhum nome para deputado estadual. Elegeria três cadeiras. Então, a ideia de defender ‘Vote em Mulheres’ é uma estratégia de furar a bolha, tendo em vista esse contexto de baixa representatividade feminina”, afirmou Isa Carneiro, representante do PSDB-Mulher RN.

Prefeita Rossane Patriota, que administra um município da região Metropolitana de Natal, tem como companheira de gestão outra mulher, sua vice-prefeita Peba. “Tenho orgulho de ser PSDB, o partido que mais cresce no estado e o que mais valoriza as mulheres. Nossas chapas não têm candidaturas apenas para cumprir a cota mínima de 30% determinada por lei. Vamos mostrar a força da mulher em todas as regiões em 2024”, frisou a prefeita de Ielmo Marinho (RN).

O PSDB triplicou o número de prefeitos no Rio Grande do Norte passando 10 eleitos em 2016 para 31 em 2020 – crescimento de 310%. Os resultados confirmam a tendência de ampliação e articulação do partido em todo o estado. Em relação às mulheres tucanas, hoje administram cidades importantes como a prefeita Iraneide Rebouças de Areia Branca, referência da região Costa Branca. Outros nomes de destaques são: Rossane Patriota (Ielmo Marinho), Cinthia Sonale (Grossos), Fátima de Pachica (Coronel João Pessoa), Maria Helena (Olho d’Água do Borges), Lidiane (Tibau) e Sonyara (Lagoa de Velhos).

Para 2024, o partido quer ampliar esse leque e apresentar nomes fortes em municípios onde a sigla vem recebendo novas filiações. “Nós já sofremos muito com a ausência de políticas públicas para as mulheres. A ocupação dos espaços políticos pelas mulheres fará com que esse déficit seja reduzido, visto que ninguém melhor do que quem sofre na pele a ausência dessas políticas, o preconceito, a violência, para criar leis ou políticas públicas que beneficiem de verdade a todas nós”, explicou Dra. Júlia Ferreira, médica e primeira-dama de Parelhas que foi candidata a deputada federal e alcançou uma boa votação em todas as regiões do Estado.