Pagamentos a fornecedores, PAC e esvaziamento da Cidade Alta pautam líderes na Assembleia Legislativa

Horário destinado aos líderes partidários, durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa. — Foto: João Gilberto

O primeiro deputado a usar o horário destinado aos líderes partidários, durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, foi o deputado Nelter Queiroz (PSDB), que cobrou do Governo do Estado a regularização no pagamento dos pequenos e médios agropecuaristas e fornecedores do programa social do leite. De acordo com o parlamentar, já são quase 90 dias de atraso, o que prejudica o fornecimento do produto e a regularidade do programa.

“Faço um apelo a governadora Fátima Bezerra para que pague aos fornecedores do programa do leite. São pequenos criadores que necessitam desses valores para fazerem a feira e alimentarem seus animais”, cobrou Nelter.

Outro ponto debatido por Nelter foi a exclusão dos cargos de eletromecânicos e mecânico geral no concurso público para provimento de cargos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em andamento. “A governadora esqueceu dos eletromecânicos e mecânico geral. Ela está privatizando a Caern de outra forma, o que é um absurdo!”, denunciou.

O segundo deputado a falar foi Ubaldo Fernandes (PSDB). Ele informou que solicitou ao secretário de segurança e defesa social, Coronel Araújo, viaturas policiais para os municípios de Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas e Tangará. “Saí da reunião com respostas positivas sobre viaturas para esses municípios. Sabemos que viaturas novas proporcionam maior excelência no serviço prestado à população”, informou.

Ubaldo Fernandes demonstrou preocupação sobre o esvaziamento do bairro Cidade Alta. “A Cidade Alta e a Ribeira são bairros históricos da cidade de Natal. A falta de investimento do Poder Público tem prejudicado essa área e o comércio local. Não podemos deixar ocorrer com a Cidade Alta o que houve com a Ribeira. São prejuízos para a economia, para os empregos e muitos outros problemas”, comentou ele, sugerindo ao poder público “oferecer incentivos fiscais para empresas que queiram se instalar na Cidade Alta, evitando o esvaziamento dessa área tão importante de Natal”.

Na sequência, o deputado Francisco do PT destacou a importância dos recursos anunciados pelo Governo Federal direcionados ao Rio Grande do Norte, dentro das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Não tivemos continuidade do PAC no Governo Temer e no Governo Bolsonaro, mas agora, no Governo Lula, o programa será retomado e o nosso Estado será beneficiado com a retomada de obras importantes”, destacou.

Francisco ressaltou o esforço da governadora Fátima Bezerra (PT) para que esses recursos fossem direcionados para o RN. “Sem o esforço da governadora nada disso seria possível. São R$ 45 bilhões só para o Rio Grande do Norte, com investimentos em vários setores importantes. Destaque para o setor hídrico, que engloba o ramal do Apodi e prevê beneficiar mais de 50 municípios; a barragem de Oiticica, com 93% da obra executada e que vai ser concluída; e o Projeto Seridó, que já está em andamento e vai beneficiar mais de 300 mil pessoas, de 22 municípios daquela região. Aquilo que era negado pelo Governo Bolsonaro, agora está sendo permitido pelo Governo Lula”, destacou.

Francisco demonstrou alegria ao citar as obras que serão contempladas com os recursos federais. “Fico feliz, como presidente da Frente Parlamentar das Águas desta Assembleia, em saber que a adutora do Agreste está com recursos garantidos no PAC, que a manutenção e adequação da Barragem de Apodi, de Pau dos Ferros, Angicos e Santa Cruz, também serão concluídas, garantindo segurança e sustentabilidade hídrica a esse povo que já sofreu tanto com esse problema”, comemorou.

Por fim, o deputado Galeno Torquato (PSDB) relatou que esteve na região Oeste no último final de semana. Em Pau dos Ferros participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS). “Mais de três mil pessoas serão beneficiadas com uma nova farmácia, setor odontológico, consultórios e toda estrutura necessária para um bom atendimento. Não é a toa que a prefeita Mariane tem 65% de aprovação”, disse.

Em Coronel João Pessoa atendeu pacientes e ressaltou a moderna estrutura da maternidade local. “Parabenizar Dona Fátima pela estrutura da maternidade que faz com que os moradores de Coronel João Pessoa não precisem sair do município em busca de atendimento médico”, frisou.

Galeno Torquato disse ainda que esteve no município de Dr. Severiano, onde ao lado do prefeito Dr. Neri e sua esposa, participou de evento alusivo aos dias dos pais. “Foi uma linda festa. Sorteio de presentes, atração musical. Me senti em um jantar familiar”, elogiou.

Por fim, Galeno Torquato parabenizou a prefeita de Alexandria, Jeane Saraiva, aniversariante do dia, que hoje tem 64.5% de aprovação popular.