Apagão deixa várias cidades do Rio Grande do Norte sem energia elétrica

Vários semáforos de Natal pararam de funcionar após apagão que atingiu cidades do RN — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — Um apagão deixou 123 cidades do Rio Grande do Norte sem energia na manhã desta terça-feira (15). A falta de energia elétrica afetou vários semáforos de Natal e os sistemas de abastecimento de água da CAERN em todo o Estado, deixou o comércio às escuras, escolas suspenderam as aulas e celulares ficaram sem internet.

No Rio Grande do Norte, a ocorrência teve início às 8h31 e o processo de recomposição das cargas ocorreu gradativamente. O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h50 e finalizado às 11h28.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil MW de carga em todas as regiões do país. “Até às 11h40, já foram recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste”.

A Neoenergia Cosern divulgou uma nota com o tamanho do apagão nacional que também atingiu o fornecimento de energia no Rio Grande do Norte. Segundo a empresa, foram 800 mil clientes que tiveram o fornecimento interrompido, em 123 municípios potiguares.

Apagão Nacional

Após cerca de seis horas, partes do Norte e Nordeste do Brasil ainda sofrem com o apagão de energia elétrica que afetou todas as unidades da federação, exceto Roraima, na manhã desta terça-feira (15).

O Ministério de Minas e Energia informou que o fornecimento foi restabelecido no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, em 55% da região Norte e 81% do Nordeste (incluindo todas as capitais). Ainda assim, em Santa Catarina, o fornecimento não havia sido normalizado integralmente até por volta das 15h30, segundo as concessionárias locais.

Segundo MME e Operador Nacional do Sistema (ONS), o Sistema Interligado Nacional teve uma falha falha às 8h31 e que, desde então, trabalhavam para restabelecer a energia. A causa do incidente ainda não foi divulgada.

*Notícia atualizada para acréscimos de informações às 15:46.