Projeto de Divaneide Basílio reconhece Forró com Turista como patrimônio cultural do RN

Semanalmente, às quintas-feiras, se realiza no Centro de Turismo de Natal. — Foto: Assessoria de Comunicação

Evento tradicional que acontece desde 1987 na noite natalense, o Forró com Turista poderá ser considerado patrimônio cultural e imaterial do RN. É o que propõe o projeto de lei apresentado pelo mandato da deputada Divaneide Basílio (PT) na Assembleia Legislativa.

“Queremos com a iniciativa preservar e promover a cultura potiguar e fortalecer o turismo”, justificou a deputada. O Forró com Turista vem se realizando há mais de três décadas, demonstrando sua longevidade e tradição.

Semanalmente, às quintas-feiras, se realiza no Centro de Turismo de Natal, prédio com estilo neoclássico e significado histórico como antigo presídio da cidade, o que agrega valor e resistência à festa.

“O Forró com Turista é uma celebração que permite que os visitantes conheçam de perto a cultura autônoma do forró pé de serra, um dos gêneros musicais mais característicos do nordeste brasileiro. Por meio da música, danças típicas como xote, xaxado e baião, o evento oferece uma experiência enriquecedora aos participantes, proporcionando uma verdadeira imersão na tradição cultural potiguar”, defendeu a parlamentar.