Mais de 67% da população de rua no RN está concentrada em Natal

Moradores de rua em Natal, RN. — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Dados coletados no relatório do Censo da População em Situação de Rua no Rio Grande do Norte, divulgado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), apontam que 67,71% das pessoas que moram na rua no estado estão concentradas em Natal, capital do estado.

O levantamento foi realizado em todas as regiões do estado de outubro de 2021 até maio de 2022, e identificou 1.491 pessoas em situação de rua em Natal, o que torna a cidade com o maior quantitativo no estado.

Ainda segundo o Censo, foram registradas 1.806 pessoas em 10 dos 15 municípios da região metropolitana da capital. Esse número significa 82,02% da quantidade total de moradores de rua no Rio Grande do Norte. Em números gerais, atualmente são 2.202 moradores em 49 municípios potiguares.

No ranking das cidades com as maiores quantidades, Parnamirim aparece em segundo com 103 pessoas, Mossoró em terceiro com 70 pessoas, Extremoz está na quarta posição com 68 pessoas registradas, e São José de Mipibu que possui 48 moradores em situação de rua.

A pesquisa estadual segmentou ainda o tempo em que as pessoas estão na rua. De acordo com o relatório, mais de 27% dos indivíduos moram na rua há mais de 10 anos.

Por g1 RN