Natal recebe exposição inédita com registros de filme potiguar da década de 70

Fotografias de Walter Carvalho mostram bastidores de “Boi de Prata”, longa-metragem histórico do cinema brasileiro — Foto: Divulgação
Fotografias de Walter Carvalho mostram bastidores de “Boi de Prata”, longa-metragem histórico do cinema brasileiro — Foto: Divulgação

Na década de 1970, no interior do Rio Grande do Norte, o caicoense Augusto Ribeiro Júnior dirigiu um longa-metragem que entraria para a história do cinema brasileiro. O filme “Boi de Prata” se tornou um marco por regionalizar produções e colocar o Seridó potiguar como cenário para a sétima arte no nosso país. O filme contou com direção de fotografia de Walter Carvalho, responsável mais tarde pela fotografia de obras como “Central do Brasil”, “Carandiru”, “Madame Satã” e na televisão, em novelas como “Pantanal”, “O Rei do Gado” e “Onde nascem os fortes”.

Agora, fotos inéditas de Walter Carvalho com bastidores das gravações do filme potiguar chegam a Natal na exposição “Boi de Prata”. As imagens mostram registros históricos do filme rodado em 1978, com roteiro, direção, trilha, atores e figurantes locais. O longa ficou mais de 30 anos guardado, quando foi resgatado e digitalizado, em 2019. Ele representa um marco do cinema nacional, rodado numa época em que a produção cinematográfica estava restrita aos grandes centros.

A exposição tem como objetivo resgatar e preservar a história do cinema no Rio Grande do Norte. A visitação será aberta ao público, gratuitamente, ao longo do mês de Agosto, na Pinacoteca do Estado. De terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 16h. O lançamento ocorrerá no próximo dia 5 de Agosto, sábado, às 17h.

No lançamento, também aberto ao público, serão exibidos o filme “Boi de Prata” em qualidade digital e o documentário “Cores de Amaro”, dirigido por Márcia Lohss e Priscilla Vilela, que conta a história do potiguar Amaro Bezerra, maquiador e artista visual que integrou a equipe do histórico longa potiguar. Foi durante a gravação do documentário que as fotos inéditas foram descobertas e a ideia da exposição surgiu.

“As fotos são uma preciosidade histórica do nosso cinema. Os negativos estavam guardados por mais de 40 anos. Com essa iniciativa, conseguimos resgatar o material para o Rio Grande do Norte e poderemos difundir um dos marcos do cinema brasileiro e potiguar. Além de ficarmos com as fotos de um dos mais importantes cineastas brasileiros que trabalhou na direção de fotografia de Boi de Prata, Walter Carvalho”, comemora a produtora Thalita Vaz.

A iniciativa é da Com Arte Cultural em parceria com a Cardeiro e conta com o Patrocínio da Potigás e do Governo do Estado e Fundação José Augusto através do Programa Cultural Câmara Cascudo e apoio da Pinacoteca do estado. Para mais informações da programação, basta acessar o perfil no Instagram @comartecutural.

Serviço:

Expo Boi de Prata – fotografias de Walter Carvalho
Lançamento – 05 de agosto, 17h, com exibição dos filmes “Boi de Prata” e “Cores de Amaro”
Palácio da Cultura – Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte
Terça a sexta das 8h às 17h
Sábado e Domingo das 9h às 16h
Entrada Gratuita