MP vai apurar crimes cometidos contra jogadores do ABC após invasão de torcedores

Carros foram danificados no estacionamento interno do clube e pedras arremessadas. — Foto: Reprodução

Por Redação do ge — O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) anunciou neste domingo que vai apurar os crimes cometidos contra os jogadores do ABC após a derrota para o Criciúma. Após a partida, torcedores invadiram o estacionamento interno do clube – pularam o muro – e depredaram carros. De acordo com os relatos dos atletas, durante o atentado, por pouco crianças não foram atingidas pelas pedras. Ninguém se feriu.

Em nota, o MP informa que, nesta segunda-feira, vai oficiar a Polícia Civil para que seja instaurado um inquérito policial para investigar o cometimento, pelo menos, dos crimes de: tentativa de homicídio, associação criminosa, dano ao patrimônio privado, ameaça e por provocar tumulto em arena esportiva.

“O MPRN já requereu da Polícia Militar um relatório dos fatos registrados no Frasqueirão e vai se reunir com as forças de segurança e com o clube ainda nesta semana para avaliar os fatos registrados. O MPRN antecipa que alguns dos criminosos já foram identificados e que providências serão tomadas em relação a essas pessoas”, diz o comunicado.

A imagem que viralizou de uma pedra e estilhaços de vidro foi do carro do atacante Welliton, que lamentou o ocorrido.

“Isso é um absurdo. Quebraram meu carro dentro do meu ambiente de trabalho. Se tivesse alguém da minha família dentro do carro poderia ter matado alguém. Isso nunca será futebol”, escreveu.

Carro de Welliton foi apedrejado — Foto: Reprodução

O meia Thonny Anderson compartilhou a mesma foto e falou do risco que todos correram:

“Jogaram pedra a 5 metros do meu filho de apenas 2 anos de idade. Se essa pedra pega na cabeça dele, provavelmente não ia escutar mais a voz dele me chamando de papai. Mas, graças a Deus, ninguém foi atingido”, lamentou Thonny.

Thonny Anderson mostra pedra que quase atingiu seu filho — Foto: Reprodução

Em entrevista coletiva no sábado, o executivo de futebol do ABC, Marcelo Segurado, pediu apoio do poder púbico para uma punição.

– Até quando isso vai acontecer? Até quando nós vamos ficar reféns dessas minorias? A verdadeira torcida do ABC apoiou o time, viu que o time teve momentos bons no jogo, e infelizmente, mais uma fatalidade, a gente não saiu vencedor do jogo. Aí vem essas pessoas achando que, através dessa violência, tacando uma pedra, que pode pegar numa criança, em qualquer pessoa. Até quando o nosso futebol brasileiro vai estar vivenciando esse tipo de situação? O poder público precisa tomar providência em relação a isso, em função de termos penalidades para essas pessoas que cometem esse tipo de barbárie – reforçou.

Em nota oficial divulgada na noite deste sábado, o ABC disse que “vai tomar as medidas necessárias e acionar os órgãos de segurança para combater atos criminosos contra a instituição e seus colaboradores, em respeito ao elenco que tem tentado se recuperar”, e finaliza dizendo que “esses vândalos precisam ser BANIDOS do futebol”.

Nota de repúdio do ABC

O ABC Futebol Clube vem aqui repudiar qualquer ato de violência, como ocorreu neste sábado (8), após a partida contra o Criciúma/SC, no Estádio Frasqueirão, quando vândalos arremessaram pedras e desferiram socos em janelas dos carros de jogadores do Mais Querido, quebrando parabrisas, inclusive, um deles com uma criança no veículo.

Prestamos total solidariedade aos nossos atletas, seus familiares, parentes e amigos, que foram surpreendidos por tal ato de vandalismo.

Respeitamos qualquer atitude de protesto, entendemos o momento difícil, mas não será assim que iremos sair da situação delicada que nos encontramos. Ainda temos 22 jogos pela frente e vamos até o fim para sair dessa condição desconfortável.

Não vai faltar empenho e luta!

O ABC vai tomar as medidas necessárias e acionar os órgãos de segurança para combater atos criminosos contra a instituição e seus colaboradores, em respeito ao elenco que tem tentado se recuperar.

A hora é união, não de violência, que não ajuda em nada, só atrapalha.

Pedimos apoio aos torcedores do ABC para não deixarem acabar com a paz de um grupo que tem trabalhado incessantemente para reverter a situação.

Perdemos o jogo, dominamos toda a partida, mas não iremos perder a guerra e nem admitir ou aceitar que criminosos comprometam a retomada das vitórias que tanto precisamos. Esses vândalos precisam ser BANIDOS do futebol.

Vamos trabalhar! Pedimos respeito! Violência, não!

ABC Futebol Clube