Promovida pelo deputado Kleber Rodrigues, audiência pública define prioridades para o turismo de Tibau do Sul e Pipa

O debate definiu dez pontos para a melhoria do turismo da praia da Pipa e região. — Foto: Divulgação
O debate definiu dez pontos para a melhoria do turismo da praia da Pipa e região. — Foto: Divulgação

Depois de três horas de debates marcados pela participação popular, a audiência pública, realizada pela Assembleia Legislativa, através do mandato do deputado Kleber Rodrigues, definiu dez pontos para a melhoria do turismo da praia da Pipa e região.

O recapeamento, acostamento e iluminação da RN 003; a construção de um píer na lagoa de Guaraíras; um calendário de divulgação de eventos; a celeridade das licenças do Idema e obras de infraestrutura, estão entre as prioridades apontadas pelos participantes.

Ações que serão encaminhadas aos gestores públicos e privados na busca por soluções para promover o fortalecimento da atividade econômica que mais gera emprego no Rio Grande do Norte.

O debate contou com a participação do trade turístico da região e imediações, além de representantes de órgãos públicos municipais e estaduais.

No início da audiência pública,o deputado Kleber Rodrigues destacou a importância de Pipa para o Estado.
“Chegamos hoje aqui motivados pela inquietação de quem conhece a importância do Turismo e sabe que é preciso fazer muito mais para explorar o nosso potencial”, iniciou.

De acordo com o parlamentar, no primeiro trimestre deste ano houve uma ocupação hoteleira 10% maior que no ano passado. Porém, no segundo trimestre, houve uma redução de 20% nas ocupações, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Então, é preciso melhorar a estrutura dos serviços públicos essenciais, como a coleta de lixo, a Saúde, a Segurança. Não basta apenas termos as belezas naturais, o destino precisa estar preparado. Precisamos cuidar, zelar, melhorar a infraestrutura, principalmente a estrada RN-003, que deve estar entre as prioridades para receber o recapeamento, em curto prazo. Pensando em médio e longo prazo, é preciso duplicá-la. Além disso, há projetos para incluir ciclovias e calçadões, que são estruturas necessárias à mobilidade de todos”, detalhou.

O deputado disse ainda que as suas maiores preocupações são a ausência de aterro sanitário, a falta de segurança, a questão da regularização dos passeios, com profissionais qualificados, a situação das estradas e os investimentos na rede hoteleira.

Na sequência, presidente da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP), Wanderson Borges, juntamente com a presidente do Pipa Convention Bureau, Micaela Sabatini, explicaram detalhes do “Movimento Preserve Pipa”.

“Inicialmente, nós queremos deixar claro que o Movimento Preserve Pipa é supra partidário, ou seja, não está do lado de A, B ou C. Além disso, não se atém somente a Pipa, mas se preocupa com toda a região circunvizinha. Nós também temos uma preocupação com a sustentabilidade econômica, social e ambiental; queremos manter o nosso povo educado e feliz; e pretendemos manter a nossa fauna saudável e preservada”, ressaltaram.

Em seguida, também presente no debate, o presidente da Frente Parlamentar do Turismo, Luiz Eduardo (SDD), lembrou que o Rio Grande do Norte não é um Estado forte na indústria, “daí a importância do Turismo, pela rapidez com que acontece a geração de emprego e renda”.