Políticos do RN olhem para o nosso povo originário, esquecidos pelas políticas públicas de saúde indígena

Professor Josué de Oliveira Moreira na Conferência Nacional de Saúde, em Brasília (DF). — Foto: Divulgação
Professor Josué de Oliveira Moreira na Conferência Nacional de Saúde, em Brasília (DF). — Foto: Divulgação

Em primeiro dia da Conferência Nacional de Saúde, em Brasília (DF) em debates de políticas públicas para a melhoria da saúde do povo brasileiro foi observado representantes dos povos indígenas do Rio Grande do Norte que compareceram a uma proposta autogestionada da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária-CNSPV/CFMV sobre a inclusão do médico-veterinário em Núcleo da Secretaria da Saúde Indígena-SESAI vinculada ao Ministério da Saúde.

Ao final, conhecemos um pouco da luta do Cacique Manoelzinho da Aldeia Sagi Trabanda e Carlos Potiguara, que é liderança indígena e Coordenador da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo-APOINME no RN.

Carlos é indígena do povo Potiguaras da Aldeia Amarelão, relatou que a presença deles na 17° Conferência Nacional da Saúde objetiva a continuação da luta para criação do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI/RN para os povos indígenas do RN, efetivando assim, a atenção a saúde indígena plena em nosso estado. Para se ter uma ideia, apenas o RN e Piauí não dispõem desse equipamento público, que promove a atenção primária à saúde para os povos originários dos respectivos estados da federação.

Os municípios que serão contemplados com o DSEI-RN serão: Bahia Formosa, Canguaretama, Goianinha, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará Mirim, João Câmara, Jardim de Angicos e Assú.

As etnias existentes no RN são: Potiguaras, Tapuia Paiacu, Tapuia Tarairiu e Caboclos do Assú.

Existe uma tese que o Brasil teve sua descoberta na cidade de Marco, sendo ou não, a verdade é que todo esse tempo, os povos originários do RN continuam lutando por um equipamento público de saúde negado desde a criação da SESAI. Peço aos políticos do RN que se juntem e protocole um pedido ao Ministério da Saúde para criação do DSEI-RN e coloquem emendas de bancadas para contemplar a saúde dos povos originários do nossos povos indígenas do Rio Grande do Norte.

Por Josué de Oliveira Moreira – Professor.