Bolsonaro alfineta Moraes antes de voto no TSE e fala em Deus tocar seu coração hoje

Ex-presidente Bolsonaro. — Foto: Reprodução

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares seguiram o relator Benedito Gonçalves e votaram pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) até 2030. A sessão foi suspensa e será retomada às 12h desta sexta-feira 30.

Agora, o placar é de 3 a 1 contra o ex-presidente, dependendo de apenas mais um voto para a formação de maioria pela inelegibilidade. Faltam votar outros 3 integrantes do tribunal: Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Bolsonaro aguarda votos de outros ministros

A corte tem sete ministros. Três deles são também do STF (Supremo Tribunal Federal), dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois oriundos da advocacia. Na terça, votou o ministro Benedito Gonçalves, relator da ação. Nesta quinta, votaram o ministro Raul Araújo, também do STJ, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares. Por fim, nesta sexta, devem votar os membros do STF, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Os sete ministros do TSE julgam a ação protocolada pelo PDT que acusa Bolsonaro de ter cometido abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação na reunião com embaixadores em julho do ano passado, transmitida pela TV Brasil.

Ao comentar o placar do julgamento, Bolsonaro ironizou o ministro Alexandre de Moares. “Quem sabe o Alexandre de Moraes tenha um momento de Deus tocar o coração dele?”, disse Bolsonaro, ao responder sobre suas expectativas a respeito do julgamento. “Não acabou o jogo ainda, vamos esperar”.

“Eu vi o resumo de alguns votos. Um deles falou que eu interferi no resultado das eleições. Se eu interferir, eu tinha que ter ganho, né? Qual a interferência que eu tive na reunião com embaixadores? Pelo amor de Deus. Um presidente que reúne embaixadores pra falar sobre sistema eleitoral. Isso é um crime capital?”, indagou o ex-presidente.

Agora RN